Curadoria de Exposições I
1
2017-2018
02007049
Artes
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de Inglês recomendados.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino definidos são:
1. Análise teórica dos diversos modelos expositivos, com apoio de textos de referência.
2. Desenvolvimento de técnicas de entrevista com artistas em sede de visitas de estudo.
3. Análise de situações expositivas in loco.
4. Estudo de planificação de projetos curatoriais, quer em termos de instalação, quer editoriais.
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender a diversidade e complexidade das práticas curatoriais.
2. Conhecer o âmbito dos estudos sobre a exposição como dispositivo.
3. Saber integrar as diferentes áreas das práticas curatoriais (seleção, instalação, edição)
Do ponto de vista das capacidades a desenvolver nos alunos, são privilegiadas:
1. Capacidade de estabelecer relações conscientes e traduzíveis em discurso entre obras e autores;
2. Criar competências analíticas sobre os contextos expositivos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O que é a curadoria?
2. O processo histórico de desenvolvimento de pontos de vista curatoriais: o nascimento do museu no século XVIII.
3. O museu de arte moderna: o modelo de Alexander Doerner
O museu de arte moderna: o modelo de Afred H. Barr – a estruturação do museu por departamentos.
4. O Museu como matriz de uma instituição flexível: a relação entre museu e vanguardas. O Museu como arca, como laboratório, como documentação, como monumento.
5.O surgimento de discursos curatoriais na década de 1960.
6.O caráter distintivo da mediação curatorial.
Temas:
1. Curadoria e pensamento crítico: a questão da produção judicativa; escolhas e exclusões.
2. A relação entre artista e curador: negociação, mediação, questionamento.
Practicum:
1. Metodologias curatoriais: observação, entrevista, visita ao atelier.
2. Análise de espaços expositivos: espaços museológicos, espaços patrimoniais.
3. Visitas a exposições e sua crítica
Docente(s) responsável(eis)
Delfim José Gomes Ferreira Sardo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Projecto: 80.0%
Bibliografia
1. Greenberg, Reesa ed al. (ed.) (1996). Thinking about exhibitions. Londres: Routledge.
2. Guelton, Bernard (1998). L’exposition: Interpretation et reinterpretation. Paris: L’Harmattan.
3. Crane, Susan A (2000). Museums and Memory. S. Francisco: Stanford University Press.
4. O’Neill, Paul (Ed.), (2007). Curating Subjects. Amsterdam: De Appel.
5. Obrist, Hans Ulrich (2008). A Brief History of Curating. Paris: Documents, Les Presses du Réel.
6. Graham, Bill, Cook, Sarah (2010). Rethinking Curating. Cambridge Mass: MIT Press.
7. O'Neill, Paul (2012). The Culture of Curating and the Curating of Cultures. Cambridge, Mass.: MIT Press.
8. Smith, Terry (2012). Thinking Contemporary Curating. New York: ICI.
9. Bezzola, Tobia, Kurzmeyer, Roman (ed.) (2007). Harald Szeeman with by through because towards, Zurich and New York: Edition Voldemeer and Springer.