Tese

Ano
2
Ano lectivo
2018-2019
Código
03004079
Área Científica
Arte Contemporânea
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
120.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

1º Ano curricular completo com projeto de tese aprovado (ou equiparação).

Métodos de Ensino

Ensino presencial definido por sessões tutoriais onde se analisam e discutem quer os materiais escritos quer os materiais desenvolvidos no âmbito artístico (e profissional). O Orientador calendarizará, em negociação e discussão com o doutorando, a conclusão do texto da tese no sentido de assegurar a sua entrega na época académica adequada aos interesses do doutorando. O enfoque no estado da arte, a consolidação da estrutura da tese e do tema, a indicação dos casos de estudo e das subsequentes ações investigativas desenvolvidas são o corolário da metodologia de acompanhamento tutorial.

Resultados de Aprendizagem

A Unidade Curricular Tese corresponde aos anos de desenvolvimento e produção da dissertação de Doutoramento sob supervisão continuada do respetivo orientador ou grupo de orientadores. As capacidades comunicativas e expressivas tanto ao nível da escrita como do discurso oral deverão ser incrementadas nesta fase. Pretende-se que os doutorandos adquiram conhecimentos práticos ao nível do planeamento e do desenvolvimento do seu projeto.
Pretende-se que o estudante inicie a sua investigação e proceda ao delineamento de documentos escritos preparatórios (fichas de leitura específica, ensaios, rascunhos de capítulos, Abstract de artigos para peer review) que possam infraestruturar o corpo do documento de dissertação. Esta unidade curricular procurará assegurar também a conclusão do trabalho de investigação e as condições para sua defesa pública.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta unidade curricular baseia-se num conjunto de sessões tutoriais que se organizam de acordo com os critérios metodológicos e de trabalho de supervisão propostos pelos respetivos orientadores; os dois anos curriculares pressupõe igualmente a colaboração, devidamente avaliada pelo seu supervisor, das sessões organizadas no Seminário de Arte Contemporânea II. Essa participação proporciona ao doutorando um primeiro momento, no 2o ano do curso, de aferição das perspetivas metodológicas que se abrem à sua investigação, de explicitação do campo de ação e das dificuldades sentidas em torno do desenvolvimento da tese. Esta unidade curricular procurará consolidar o desenvolvimento e a conclusão da investigação quer no que respeita ao seu campo de ação (casos de estudo) quer no que respeita à articulação entre a revisão e assimilação do estado da arte (literatura sobre o tema) e a parte prática do trabalho. O objeto final deste programa será a tese.

Docente(s) responsável(eis)

António José Olaio Correia de Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
O Doutorando deverá proceder no primeiro ano da unidade curricular TESE (2o ano do curso) à elaboração de um relatório circunstanciado onde descreverá as atividades desenvolvidas no âmbito da sua investigação. Finalmente o Doutorando deverá no 3o ano do Curso e dentro dos prazos definidos pela Universidade de Coimbra proceder à entrega do documento definitivo da sua dissertação de Doutoramento: 100.0%

Bibliografia

AAVV. Jeffrey Kastner e Brian Wallisn (Ed.s), (1998). Land and Environmental Art, Londres, Phaidon.
AAVV.
(1996). Theories and documents of contemporary art, Los Angeles, University ofCalifornia Press, Berkeley & Los Angeles.

Duve, Thierry de. (1996). Kant after Duchamp, Massachusetts, MIT Press, 1996.
Habermas, Jurgen. (1990). O Discurso Filosófico da Modernidade, (trad. port. colectiva com rev. cient. de António Marques), Pub. Dom Quixote, Lisboa, 1990.

Kristeva, Julia. (2007). História da Linguagem, (1969), (trad. port.), Lisboa, Edições 70.

Lyotard, Jean-Francois. (1989). A Condição Pós-moderna, (1984), (trad. port. José Bragança de Miranda), Lisboa, Gradiva.

Rancière, Jacques. (2000) Estética e Política. A Partilha do Sensível, (trad. port. Vanessa Brito), Porto, Dafne Editora.
Rancière, Jacques. (2008).O espectador emancipado, (2008), (trad. port. José Miranda Justo), Lisboa, Orfeu.