O Trilho dos Objectos: Redes Artísticas no Atlântico Sul no Período Colonial
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2021-2022
03002864
Estudos Culturais
Português
Presencial
10.0
Opcional
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A disciplina funcionará em regime de aulas teórico-práticas e de seminário.
As principais metodologias de ensino incluirão a discussão da bibliografia de índole teórica e de documentos e imagens, sessões de apresentação dos temas e a apresentação e discussão de relatórios e trabalhos dos estudantes.
A avaliação será efetuada através de um trabalho de síntese e de um relatório de seminário, atribuindo-se a cada um 50% da cotação global.
Resultados de Aprendizagem
Permitir aos estudantes a abordagem da transmissão das formas artísticas da Europa para os territórios ibero-americanos (e vice-versa) e dentro do espaço colonial ibero-americano, bem como a reflexão sobre as metodologias, conceitos e problemas desta área de estudo relacionada com as trocas culturais, partindo do estudo de caso das relações entre a América hispânica e a América portuguesa no Atlântico Sul, no contexto de uma economia-mundo em desenvolvimento.
As relações artísticas entre as duas potências dominantes na América do Sul assumiram formas clandestinas e camufladas, que serão objeto de estudo e reflexão, atendendo à mobilidade dos homens (a imigração clandestina, a deserção) e à circulação dos objetos (o contrabando, que substitui com vantagem a importação legal).
Os estudantes serão levados a desenvolver as suas competências em análise e síntese, investigação, raciocínio crítico, comunicação oral e escrita, gestão da informação e aprendizagem autónoma.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. OS DISCURSOS
Os estudos ibero-americanos, as trocas culturais e as redes artísticas: novas perspetivas do pensamento historiográfico. Conceitos, problemas e métodos. Contributos mais significativos.
2. OS ESPAÇOS
A América hispânica e a América portuguesa. Geo-política, conflitos, interpenetração, centros e periferias.
3. AS PESSOAS
Uma mundialização avant la lettre na América do Sul? Rotas comerciais, contrabando, imigração clandestina, judaizantes, cristãos-novos e Inquisição, inserção dos artífices luso-brasileiros na sociedade local.
4. AS FORMAS
Os objetos artísticos: alguns casos de estudo.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Um trabalho de síntese e de um relatório de seminário: 100.0%
Bibliografia
Aa. Vv., História general de América Latina, vols. III, IV e IX, Paris, UNESCO, 2000-2006.
BAILEY, Gauvin Alexander, Art of Colonial Latin America, New York and London, Phaidon Press, 2005.
BAYÓN, Damián, e MARX, Murillo, Historia del arte colonial sudamericano, Barcelona, Ediciones Polígrafa, 1989.
BENNASSAR, Bartolomé, La América española y la América portuguesa, siglos XVI-XVIII, 2ª ed., Madrid, Akal, 1987.
DIAS, Pedro, História da arte portuguesa no mundo (1415-1822). O espaço do Atlântico, Lisboa, Círculo de Leitores, 1999.
FARAGO, Claire (ed. de), Reframing the Renaissance: Visual Culture in Europe and Latin America, 1450-1650, New Haven/London, Yale University Press, 1995.
GRUZINSKI, Serge, Les quatre parties du monde – Histoire d’une mondialisation, s.l., Éditions de La Martinière, 2004.
KAUFMANN, Thomas Dacosta, Toward a Geography of Art, Chicago and London, University of Chicago Press, 2004.