Dissertação de Mestrado Infecção e Imunidade

Ano
2
Ano lectivo
2017-2018
Código
02468605
Área Científica
Infecção e Imunidade
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
45.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

No âmbito do trabalho desenvolvido no âmbito da dissertação de mestrado o aluno deverá ser encorajado a elaborar um trabalho cientifico e técnico de qualidade. Para isso o aluno será acompanhado de perto pelo seu orientador, que o ajudará na prossecução dos estudos previstos no programa de trabalhos inicialmente proposto.

De forma a poder tomar conhecimento do desenrolar dos trabalhos, o aluno deverá fazer apresentações periódicas, nas quais são abordados e discutidos os resultados obtidos, assim como os projectos futuros.

Resultados de Aprendizagem

No decurso da unidade curricular “Dissertação de Mestrado em Infecção e Imunidade”, o aluno deverá identificar uma questão científica relevante, elaborar um plano de trabalhos que venha depois desenvolver no âmbito do seu trabalho experimental. Neste contexto, pretende-se que o aluno, ao longo deste percurso, adquira as competências técnicas e científicas que lhe permita desenvolver de forma autónoma e independente, o trabalho laboratorial conducente á sua dissertação de mestrado. Para além da componente experimental, de laboratório, o aluno deverá ser capaz de interpretar de forma critica os resultados que vai obtendo, assim como propor novas abordagens permitam testar perguntas e hipóteses que são levantadas no decorrer do trabalho. Para isso, o aluno terá o acompanhamento e orientação do seu supervisor e outros elementos do grupo de investigação onde o aluno está integrado.

Estágio(s)

Não

Programa

Pretende-se que o aluno desenvolva de um trabalho científico de grande relevância cientifica, na área da Infecção e Imunidade. Neste contexto, o aluno deverá abordar uma questão científica relevante, identificando e utilizando de forma adequada os meios técnicos e tecnológicos necessários para testar a hipótese. Nesse âmbito, estimula-se o aluno a tomar contacto com técnicas e metodologias diversas, que lhe permita ter uma perspectiva multidisciplinar e integrativa do processo de investigação. No desenvolvimento do trabalho o aluno será acompanhado de perto, e de forma regular, pelo supervisor, que orientará o aluno nas tarefas laboratoriais, no desenho experimental e na interpretação dos resultados obtidos. O aluno será ainda encorajado a participar activamente nas actividades de divulgação do seu trabalho, na forma de apresentação em congressos científicos

Docente(s) responsável(eis)

Henrique Manuel Paixão dos Santos Girão

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 50.0%
Defesa da Dissertação de mestrado: 50.0%

Bibliografia

Artigos cientificos publicados em revistas internacioanis da especialidade com revisão por pares. Scientific papers published in international scientific journals with peer-review.