OB010

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02468389
Área Científica
Oncobiologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Os cursos que os alunos frequentam são, tipicamente, oferecidos na forma de seminários cientificos, apresentados por especialistas de reconhecido mérito nacional e internacional.

Resultados de Aprendizagem

Com esta UnC pretende-se que o aluno adquira competências e conhecimentos altamente diferenciados e especializados, através da exposição a conceitos avançados e as mais recentes e avançadas técnicas usadas na  investigação em oncobiologia e cancro, desde os mecanismos celulares e moleculares associados ao aparecimento e desenvolvimento de tumores e cancro, novas formas de diagnostico, biomarcadores de doença, farmacologia e genómica, bioengenharia e desenvolvimento de terapêuticas inovadoras. Para alem dos cursos obrigatórios, considerados estruturantes para todas as áreas de especialização, o aluno que opte pelo ramo de especialização em Oncobiologia terá obrigatoriamente que realizar esta UnC, através da frequência de cursos avançados oferecidos no âmbito de programas de pos-graduação da UC, ou outras IES, que se centrem em temas relacionados com oncobiologia e cancro.

Estágio(s)

Não

Programa

No âmbito desta unidade curricular os alunos devem frequentar cursos avançados que se ajustem aos seus objectivos científicos e técnicos, e que abordem temas que se enquadrem no âmbito do ramo de especialização em Oncobiologia, incluindo mecanismos celulares e moleculares associados a doenças oncológicas, novas formas de diagnostico diferenciado, biomarcadores de doença, farmacologia e genómica, bioengenharia e desenvolvimento de terapêuticas inovadoras. Para tal, os alunos poderão realizar, entre outros, cursos oferecidos pelos Programas de Doutoramento em “Ciências da Saúde”, da FMUC, “Biologia Experimental e Biomedicina” do CNC, e “Engenharia Biomédica”, da FMUC-FCTUC, assim como dos Mestrados em “Biologia Celular e Molecular”, “Bioquímica”, “Ciências Farmacêuticas”. Para alem destes, oferecidos pela UC, os alunos podem também optar por cursos ministrados em outras IES.

Docente(s) responsável(eis)

Célia Maria Freitas Gomes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

Artigos científicos publicados em revistas internacionais da especialidade com revisão por pares. Scientific papers published in international scientific journals with peer-review.