Fundamentos da Ciência

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02468124
Área Científica
Áreas Interdisciplinares
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A unidade curricular consistira na apresentação de seminários e palestras abordando temas sobre pesquisa bibliografica e escrita cientifica, bioética, bioestatistica, experimentação animal, “data handling” e boas práticas de laboratório. Esta unidade curricular inclui também seminários científicos, apresentados por investigadores responsáveis por projectos de investigação em biomedicina, em curso na UC, e que estão disponíveis para receber os alunos para realização de rotações laboratoriais e tese.

Resultados de Aprendizagem

O principal objectivo desta unidade curricular, considerada estruturante, é fornecer aos alunos, com formação em áreas científicas e técnicas diversas, conhecimentos e competências fundamentais e abrangentes em temas relacionados com a investigação biomédica. Os conteúdos disponibilizados abordam temas variados e complementares, que vão desde a pesquisa bibliografica, conceitos de bioética e experimentação animal, “data handling”, boas práticas de laboratório, seminários proferidos por cientistas de referencia a desenvolver estudos na área da biomedicina, partilha de experiência com antigos alunos do Curso. Com esta unidade curricular pretende-se que o aluno adquira as competências que lhe permitam entender as bases e os alicerces do processo de investigação na área biomédica, assim como tomar conhecimento de alguma da investigação de excelência desenvolvida no seio da UC, e da experiência vivida por antigos alunos, permitindo uma escolha mais informada do percurso a seguir.

Estágio(s)

Não

Programa

Os conteúdos programáticos incluem temas como pesquisa bibliografica, conceitos básicos de bioética, bioestatistica e experimentação animal, “data handling” e boas práticas de laboratório. Por forma a tomarem contacto com os projectos de investigação em curso na FMUC, e que poderão acolher alunos para a realização de rotações de laboratório ou tese de mestrado, esta unidade curricular inclui seminários proferidos por investigadores/docentes de referencia a desenvolver estudos nas áreas de especialização do MIB. Com o objectivo de permitir aos alunos uma escolha tão informada quanto possível relativa ao seu percurso, em termos de cursos e rotações de laboratório, antigos alunos do Curso partilharão com aqueles da presente edição, as experiências vividas.

Docente(s) responsável(eis)

Henrique Manuel Paixão dos Santos Girão

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

Artigos científicos publicados em revistas internacionais da especialidade com revisão por pares. Scientific papers published in international scientific journals with peer-review.