Projecto Integrado Multidisciplinar ( PIM)

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02468113
Área Científica
Áreas Interdisciplinares
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Na sua maioria, o curso consistirá em trabalho laboratorial prático, sob supervisão do coordenador de cada uma das áreas de especialização do MIB. O aluno será acompanhado de perto por um tutor, no desenvolvimento do trabalho experimental, onde se inclui o desenho das experiências a realizar, a sua execução, assim como, no final, a interpretação dos resultados obtidos, na forma de artigo cientifico. O aluno deverá ser sempre estimulado a analisar de forma critica os dados obtidos, integrando-os com aqueles descritos na literatura mais recente, e propor, passos subsequentes do trabalho.

Resultados de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes sejam capazes desenvolver, em ambiente laboratorial, e sob supervisão dos coordenadores de cada uma das áreas de especialização do MIB, um pequeno trabalho experimental, tipicamente correspondendo a uma tarefa prevista no âmbito da proposta de projecto de investigação apresentado na unidade curricular "Métodos e Técnicas de Investigação”. Desta forma, pretende-se que, no seu conjunto, as unidades curriculares PIM e MTI exponham os alunos a uma realidade que, de alguma forma, reproduza todos os aspectos do processo de investigação, desde a elaboração de uma proposta de projecto de investigação, a sua avaliação, posterior execução e elaboração de relatório/ artigos, com base nos resultados obtidos. Nesta unidade curricular o aluno deverá ainda, para alem da realização de uma tarefa laboratorial, interpretar e analisar de forma critica os resultados obtidos, elaborando, para o efeito, um relatório, na forma de artigo cientifico.

Estágio(s)

Não

Programa

O aluno deverá desenvolver, em ambiente laboratorial, sob supervisão de um de um investigador/ docente da UC, um pequeno trabalho experimental. Com esta unidade curricular pretende-se que o aluno se familiarize com os procedimentos, abordagens e metodologias aplicadas em cada uma das áreas cientificas/ ramos de especialização do MIB, ou seja, Oncobiologia, Ciências da Visão, Infecção e Imunidade, Neurociências. O trabalho laboratorial desenvolvido devera corresponder, tipicamente, a uma tarefa do projecto de investigação proposto em "Métodos e Técnicas de Investigação”. O aluno testará , experimentalmente, uma hipótese cientifica bem identificada e no final deverá elaborar um relatório onde faça uma descrição e análise critica dos resultados obtidos

Docente(s) responsável(eis)

Henrique Manuel Paixão dos Santos Girão

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de trabalho experimental: 40.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 60.0%

Bibliografia

Artigos científicos publicados em revistas internacionais da especialidade com revisão por pares. Scientific papers published in international scientific journals with peer-review.