Métodos e Técnicas de Investigação

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02468102
Área Científica
Áreas Interdisciplinares
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O curso será leccionado, na sua grande maioria, sob a forma de seminários de investigação, apresentados por investigadores e docentes da Escola. Os estudantes são encorajados a intervir e participar de forma activa na discussão dos temas apresentados. Com o objectivo de fornecer aos alunos as competências necessárias para o desenho de uma proposta de projecto de investigação, parte das aulas, serão dedicadas a este tópico, onde, serão identificadas, e discutida a importância das diversas partes que constituem uma proposta de de projecto de investigação

Resultados de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se que os alunos sejam capazes de identificar uma questão cientifica relevante, no âmbito da investigação biomédica, em particular nas áreas temáticas do MIB, e seleccionar um conjunto de metodologias e técnicas que sejam apropriadas para testar uma determinada hipótese científica, integrada numa proposta de projecto de investigação. Para isso os estudantes serão expostos a conceitos avançados e modernas técnicas e metodologias usadas no âmbito da investigação nas área de especialização do MIB, permitindo não só uma melhor compreensão dos conteúdos técnicos e científicos descritos na literatura, mas dando também a conhecer aquilo que poderão ser as ferramentas mais adequadas e úteis para responder às questões científicas levantadas ao longo do trabalho de investigação conducente à dissertação de mestrado. Pretende-se, ainda, que os estudantes adquiram as competências necessárias para elaborar uma proposta de projecto de investigação científica.

Estágio(s)

Não

Programa

Apresentação de conceitos avançados e diferenciados , assim como novas técnicas e metodologias experimentais em investigação em Neurobiologia, Ciencias da Visao, Infecção e Imunidade e Oncobiologia. Os temas abordados, em cada uma das áreas vao desde a investigação básica em biologia, incluindo os mecanismos celulares e moleculares associados a doenças, até á investigação de translação. Serão tambem abordados e discutidos aspectos formais e de conteúdo científico de propostas de projecto de investigação, elaboradas pelos alunos, reunidos em grupos heterogeneos, constituídos por alunos com formação em diversas áreas científicas e técnicas.

A proposta a apresentar terá como base um tema científico proposto para cada area do MIB e a sua elaboração será companhada de perto por tutores responsaveis pela coordenação de cada uma das areas. Estas propostas serão, depois, avaliadas e discutidas com um painel externo de especialistas constituído para o efeito.

Docente(s) responsável(eis)

Henrique Manuel Paixão dos Santos Girão

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

Arrtigos científicos publicados em revistas internacionais da especialidade com revisão por pares. Scientific papers published in international scientific journals with peer-review.