Regulação Celular

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02468097
Área Científica
Áreas Interdisciplinares
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Nesta UnC os alunos terão oportunidade de discutir directamente com cientistas, nacionais e internacionais, que desenvolvem investigação de elevado mérito científico, em diversas áreas da biologia celular, constituindo uma oportunidade única para os alunos poderem interagir, directamente e de uma forma informal, com especialistas de renome internacional em áreas consideradas relevantes para os projectos que os alunos venham a desenvolver no âmbito da sua dissertação de mestrado. O curso inclui também uma componente prática, que integra a realização de trabalho experimental em laboratorio.

Resultados de Aprendizagem

O principal objectivo deste curso é fornecer aos alunos os conhecimentos básicos e fundamentais em diversos temas relacionados com a investigação biomédica, incluindo biologia celular e molecular, fisiologia, mecanismos moleculares de doenças e desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas. Este curso fornecerá aos alunos, com formação em áreas científicas e técnicas diversas, os fundamentos básicos que lhes permitirá compreender e acompanhar os conteúdos apresentados em outros cursos avançados, em áreas mais diferenciadas.

Estágio(s)

Não

Programa

Apresentação de seminários por especialistas nas áreas da biologia celular e molecular, sinalização celular, ciclo celular, fisiologia, imunologia, desenvolvimento e organogenese, medicina regenerativa e terapia génica, novas abordagens terapêuticas, etc. Os temas serão abordados de um ponto de vista da sua relevância num contexto de investigação biomédica. Os alunos terão oportunidade de desenvolver, em ambiente de laboratório, no contexto de aulas práticas, alguns dos temas abordados nos seminários. A componente pratica integra a realização de um conjunto de procedimentos experimentais, onde os alunos terão oportunidade de acompanhar técnicas de bioquímica e biologia celular e molecular, manipulação genética, sobreexpressão de proteínas em células de mamíferos, microscopia confocal, westernblot, etc.

Docente(s) responsável(eis)

Henrique Manuel Paixão dos Santos Girão

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

Artigos cientificos publicados em revistas internacioanis da especialidade com revisão por pares. Scientific papers published in international scientific journals with peer-review.