Unidade Pré-Clínica 4

Ano
3
Ano lectivo
2022-2023
Código
02411244
Área Científica
Área Clínica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
12.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

O aluno deverá dominar os conhecimentos adquiridos especialmente nas disciplinas de Anatomia Humana Geral, Anatomia da Cabeça e do Pescoço, Anatomia Dentária, Fisiologia Humana Geral, bem como de todas as UCs leccionadas até à data, dado o carácter holístico desta especialidade.

Métodos de Ensino

Ensino baseado na evidência e auto aprendizagem; bivalência docente-aluno; consulta de artigos on-line; nos vários capítulos que constam do programa são apresentadas teorias de diversas escolas de pensamento e diversas metodologias terapêuticas, sempre necessário a um questionamento, que qualquer aproximação científica ou prática pressupõem. Tal possui o objectivo de incentivar o desenvolvimento do espírito crítico, inventivo e criador dos estudantes.

Resultados de Aprendizagem

O estudante deve:

a) Conhecer ainfluência da anatomia e da fisiologia do SE na manutenção da saúde oral; a etiopatogenia das disfunções temporomandibulares;fazer o diagnóstico diferencial de disfunções temporo-mandibulares com patologias específicas de outras especialidades médicas através de uma correcta análise clínica e instrumental; reconhecer os/o tratamentos especializados requeridos por cada caso.

b) Aplicar os princípios subjacentes à confecção de próteses dentárias fixas e removíveis parciais.; distinguir as indicações e as contra-indicações dos diferentes tipos de próteses fixas e de próteses removíveis; conhecer os materiais e os componentes utilizados na elaboração de próteses dentárias bem como os processos laboratoriais de fabricação; executar as técnicas de preparação de dentes tendo em vista a execução de restaurações fixas, próteses parciais removíveis e o adequado registo intermaxilar.

Estágio(s)

Não

Programa

ROI: Etipatogenia bio-psico-social das disfunções do sistema estomatognático. Diagnóstico diferencial. Anamnese; técnicas de entrevista. Observação clínica. Técnicas de manipulação ortopédica. Análise funcional instrumental. Exames complementares de diagnóstico. Tratamento das disfunções temporo-mandibulares.

PFI:  História da PF. Indicações e Contra-Indicações; Instrumentos; Biomecânica; Materiais de Impressão; Afastamento Gengival; Modelos e Troquéis; Provisórios; Restauração de Dentes Tratados Endodonticamente; Cimentação; Cor. Aulas TP e T: os vários tipos de restaurações fixas. Técnicas de impressão.

PPRI: Introdução ao estudo do desdentado parcial, sequelas e classificação das desdentações.. Princípios básicos de Prótese parcial removível (PPR). Componentes de PPR. Analisador e análise de modelos em PPR. Procedimento laboratorial. Técnicas de impressão especiais. Higienização e manutenção de próteses parciais removíveis.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Lúcia de Pereira Neves Messias

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

- Okeson JP. Management ofTemporomandibular disorders and Occlusion (Sixth Edition) Mosby Elsevier, 2008; - Fundamentos de Prótese Fixa, de Herbert T. Shillingburg, 4ª Edição, Quintessence Editora Ltda., São Paulo, 2007