Direito da propriedade industrial

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03220527
Área Científica
Direito
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Serão ministradas as aulas teóricas. A avaliação consiste na realização de um trabalho analisado e discutido com os restantes alunos.

Resultados de Aprendizagem

Fornecer aos alunos conhecimentos sobre os direitos de propriedade industrial relacionados com a exploração económica de medicamentos.

Estágio(s)

Não

Programa

Medicamentos de referência e medicamentos genéricos.

Propriedade industrial e medicamentos.

Patentes de medicamentos, de processos de obtenção de medicamentos e de uso de medicamentos.

Outros mecanismos e direitos de propriedade industrial envolvidos na exploração económica dos medicamentos: o certificado complementar de proteção de medicamentos para uso humano, os direitos exclusivos de comercialização e o regime da proteção dos dados de testes.

Patentes farmacêuticas e os mecanismos de resolução de litígios.

O regime português da arbitragem necessária em matéria de conflitos entre empresas de medicamentos genéricos e de medicamentos de referência.

O direito europeu da concorrência e a exploração económica de medicamentos objecto de direitos de patente ou certificados complementares de proteção.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Realização de um trabalho analisado e discutido com os restantes alunos: 100.0%

Bibliografia

- MARQUES, J. P. REMÉDIO MARQUES, Medicamentos versus Patentes – Estudos de Propriedade Industrial, Coimbra, Coimbra Editora, 2008.

- MARQUES, J. P. REMÉDIO MARQUES, “O direito de patentes, o sistema regulatório de aprovação e o acesso aos medicamentos genéricos”, in: Actas de Derecho Industrial y Derecho de Autor, Volumen 29 (2008-2009), Santiago de Compostela, Madrid, Marcial Pons, pp. 455-496.

- MARQUES, J. P. REMÉDIO, “O Direito de Patentes, o Sistema Regulatório de Aprovação, o Direito da Concorrência e o Acesso aos Medicamentos Genéricos”, in: Estudos em Homenagem ao Prof. Doutor SÉRVULO CORREIA, Coimbra, Almedina, 2010, pp. 299-388 = Direito Industrial, Vol. VII, Coimbra, Almedina, pp. 299-388.

- MARQUES, J. P. REMÉDIO, “Licença de Medicamento – As Interconexões entre a Propriedade Industrial e a Regulação Administrativa no Sector dos Medicamentos”, in: Themis, Revista da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, ano X, n.°s 20/21 (2011), pp. 19-89.