Liderança e Motivação I
1
2018-2019
02006959
História/Sociologia/Marketing/Gestão
Português
Presencial
2.5
Opcional
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Face à bibliografia indicada, um domínio razoável da língua inglesa é recomendado.
Métodos de Ensino
Ao utilizar uma metodologia participativa, este curso procura criar condições para que os/as alunos/as saibam utilizar de uma forma crítica a informação dada em contextos teóricos. Em particular, trabalhos de grupo e individuais são apresentados e discutidos para facilitar a real partilha de informação de modo a promover o desenvolvimento de competências profissionais na base de uma utilização adequada do conhecimento dos assuntos em causa.
Resultados de Aprendizagem
Este curso evidência: limites de uma abordagem positivista das relações interpessoais e suas dinâmicas; que a liderança é mais do que gestão de cima para baixo; e que a motivação é mais do que pagamento, condições de trabalho e possibilidade de formação. Isso significa valorizar o conhecimento tácito e mobilizar capacidades e competências latentes para atingir melhoria contínua. Por estas razões, oferecer formação formal pode ser uma condição necessária mas não suficiente para a motivação. A liderança mais eficaz será interativa, permitindo "prática reflexiva" e "iniciativas pró-ativas" para a mudança e inovação em que os trabalhadores estão mais propensos para as aceitarem se eles mesmos estiveram envolvidos na conceção de novos métodos de organização do trabalho. Tal liderança vai para além de contratos formais de trabalho, em que o reconhecimento mútuo e benefício recíproco de ganhos de eficiência estão na base do "contrato psicológico".
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Controvérsias do século XXI. Dinheiro e motivação: A motivação intrínseca e extrínseca. Desempenho e satisfação. Processos
de tomada de decisão participativos. Retórica e realidades.
2. Modelos de Rede de Organização e Estratégias de Liderança. Liderança transacional; Liderança transformacional; Burocracia e gestão: Empresas flexíveis e gestão flexível.
3. Reconhecer as diferenças entre necessidades e valores. Características do trabalho. Ajustes pessoa-grupo e pessoaambiente.
A cultura organizacional e clima de trabalho. Aprender na base para decidir no topo.
4. Afetos e emoções no trabalho. Emoções e humores. Contrato Psicológico e justiça Organizacional. Auto-realização e ampliação do trabalho como motivação.
5. Ética, Valores e Negócios. Teorias do conhecimento tácito e aprendizagem implícita; valores, crenças e personalidade na seleção e retenção de funcionários; trabalho instrumental e pagamento como motivação.
Docente(s) responsável(eis)
João Pedro Dias Fontes da Costa
Métodos de Avaliação
Avaliação
apresentação de trabalhos de grupo: 50.0%
elaboração de um ensaio escrito: 50.0%
Bibliografia
Core
Bass, B. M. (1990). From transactional to transformational leadership: Learning to share the vision. Organizational Dynamics, (Winter): 19-31.
Brent Smith, D. (2008) (Ed). The People Make the Place: Dynamic Linkages Between people and Organisations. New York: Lawrence Erlbaum
Hollander, E. P. (2008). Inclusive Leadership: The Essential Leader-Follower Relationship. Routledge. Hb:978-0-8058-6439-7
Latham, G. P. (2007). Work Motivation: History, Theory, Research and Practice London: Sage.
Supplementary
Cooper, Cary L. (2004) (Ed.). Leadership and Management in the 21st Century. Business Challenges of the Future. Oxford, Oxford University Press.
Neil, Conway & Briner, Rob (2005). Understanding Psychological Contracts at Work: A Critical Evaluation of Theory and Research, Oxford, Oxford University Press
Pinder, C. (2008). Work Motivation and Organizational Behaviour. 2nd edition. New York: The Psychology Press.