Síntese de Bioconjugados

Ano
3
Ano lectivo
2021-2022
Código
01003266
Área Científica
Química
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Serão ministradas aulas teóricas onde serão apresentados tópicos do programa da disciplina. Serão apresentados exercícios para aplicação de conhecimentos . O aluno escolherá um tema relacionado com a disciplina para realizar um trabalho oral/escrito para demonstrar os métodos de síntese de bioconjugados e suas aplicações para fins medicinais, com todos os alunos presentes. Os seminários dados por especialistas pretendem transmitir a relevância/transposição dos conteúdos para a vida profissional.

Resultados de Aprendizagem

O objectivo global é contribuir para que os alunos adquiram uma sólida formação na área da síntese orgânica aplicada à transformação de biomoléculas e sua ligação a fármacos e potenciais marcadores nos sistemas vivos.
Pretende contribuir para a formação de químicos médicos que pretendam integrar indústrias farmacêuticas de biotecnologia ou laboratórios de investigação e inovação em síntese molecular. A disciplina pretende não só dar competências na preparação de novos métodos de síntese de moléculas biologicamente activas mas sobretudo compreender métodos para promover a sua ligação aos veículos (biopolímeros) que os transportam até aos sítios alvo pretendidos.
Adquirir competencias para analisar, sintetizar e compreender os principios de síntese orgância aplicada a biomoléculas Capacidade de analisar, sintetizar e compreender princípios de síntese orgânica Capacidade de compreender a função de bioconjugados tanto no transporte de princípios activos como de agentes para diagnóstico.

Estágio(s)

Não

Programa

1- Estudo de estratégias de síntese orgânica na transformação de biomoléculas. Grupo protector em síntese orgânica. Métodos sintéticos sustentáveis. Reactividade dos grupos funcionais de moléculas biológicas.
Transformações de aminoácidos, peptídeos e proteínas; métodos de síntese. Modificações de açúcares, polissacarídeos e glicoconjugados. Modificações de ácidos nucleicos e oligonocleotídeos. Transformações de lípidos.
2- Estudo de reagentes específicos. Agentes de reticulação homo e heterobifuncionais. Preparação de bioconjugados do tipo dendrímero; síntese de micro e nanoparticulas; reagentes de PEG; Síntese e modificações
de polímeros artificiais biocompatíveis.
3- Exemplos de síntese de moléculas bioconjugadas e discussão das suas aplicações em medicina, Exemplos de acoplamento de moléculas fluorescentes a biopolímeros (sondas fluorescentes) e de síntese de complexos de tecnécio e de rénio para a preparação de agentes de imagem e radioterapêuticos.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Miguéns Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 10.0%
Trabalho de síntese: 10.0%
Resolução de problemas: 10.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

1. "Bioconjugate Techniques”, G.T.Hermanson, Academic Press, Elsevier, Amsterdam, 2nd Ed., 2008.
2. "Bioconjugation protocols: strategies and methods”, C. M. Niemeye, Humana Press Inc., New Jersey, 2004.
Revistas e publicações especializadas
3. "Organic Chemistry" J. Claiden, N. Greeves, s. Warren, Oxford University Press, 2nd ed. 2012.
4. An Introduction to medicinal Chemistry, G. L. Patrick,Oxford University Press, 4th ed. 2009