Biologia Experimental e Biomedicina II

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
03002694
Área Científica
Biologia Experimental e Biomedicina
Língua de Ensino
Inglês
Outras Línguas de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Fisiologia, Anatomia, Bioquímica e Biologia Celular e Molecular ao nível de um 2º ciclo especializado.

Métodos de Ensino

Aulas magistrais, discussão de artigos, exercícios individuais e em grupo, elaboração e discussão de projectos científicos nas diferentes áreas tratadas nas aulas. Avaliação contínua modular, com diversos tipologias, de acordo com os professores de cada módulo.

Resultados de Aprendizagem

Com esta unidade pretende-se que os alunos adquiram e aprofundem competências em termos de pesquisa e aprendizagem autónomas no conhecimento científico de ponta, sejam capazes de se adaptar a novas situações inter e transdisciplinares resultantes da multiplicidade de cursos avançados, áreas científicas abordadas e estilos de docência, e possam deste modo tornar-se proficientes nas várias linguagens especializadas que compõem a área. A atenção à qualidade específica da investigação translacional será abordada em mais detalhe. Um objectivo importante é dar a conhecer diferentes áreas nas quais os alunos poderão vir a realizar o seu Projeto de Tese.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta Unidade Curricular tem com objectivo fornecer aos alunos conhecimentos de ponta de Biologia Experimental e Biomedicina, de modo a dar a conhecer diferentes áreas nas quais poderão realizar o seu Projeto de Tese. Neste Unidade prestar-se-á particular atenção às componentes de investigação translacional nas diferentes áreas que compõem a Biologia Experimental e Biomedicina, incluindo aplicações como a Medicina Regenerativa, Medicina Molecular e a Terapia génica no âmbito de Doenças Neurodegenerativas, Oncologia ou Imunologia.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Jorge Gouveia Simões da Silva Oliveira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Publicações científicas selecionadas, que variarão consoante a área e o avanço do conhecimento. Dada a natureza do Programa a bibliografia será composta sobretudo por artigos, já que não existem livros de texto adequados a este nível de ensino.

Selected recent publications in International Scientific Journals, which will change yearly according to advances in the field, and with emerging discoveries.