Processos e Representações Coloniais

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
03002628
Área Científica
Estudos Culturais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O curso desenvolve-se mediante uma estrutura de seminário que implica a leitura semanal prévia de textos da bibliografia. Cada aula é dedicada a um tema com um texto de orientação de debate, com o qual os alunos deverão relacionar o seu tema de investigação.

Resultados de Aprendizagem

Os principais objetivos desta unidade curricular são:

1. Familiarização com as modalidades de implantação de processos coloniais modernos adotados após a Conferência de Berlim.

2. no reconhecimento das principais especificidades das diferentes culturas coloniais quer em termos geográficos (África, Américas, Ásia e Pacífico) quer em termos de extração metropolitana (Alemanha, Bélgica, França, Grã-Bretanha, Portugal).

3. na aquisição de competências de análise e síntese. Capacidade de as articular com a gestão da informação.

Desenvolvimento de raciocínio crítico. Aquisição de capacidades de aprendizagem e investigação autónomas.

Desenvolvimento de capacidades para resolver problemas; para desenvolver trabalho em equipas interdisciplinares; para executar investigação num contexto internacional.

4. na valorização da diversidade e multiculturalidade; aplicar aos temas em análise uma perspetiva.

Estágio(s)

Não

Programa

Os processos de contacto são culturalmente criativos, engendrando práticas e representações – novas formulações culturais originadas pelo contacto – que não são subsumíveis a supostas origens pristinas radicadas nas oposições entre ‘nós’ e ‘outros’.

O seminário sobre Processos e Representações Coloniais analisa as complexidades de diferentes ‘situações coloniais’ numa perspetiva comparativa, explorando os processos de mútua constituição de práticas e representações engendradas nos processos de relação colonial. Designadamente:

1. Exploração crítica de relatos de viagem produzidos desde o final do séc. XIX.

2. Análise da interação entre práticas espaciais de viagem e de residência.

3. Reflexão crítica sobre teorias e culturas de viagem e ocupação.

4. Exploração etnográfica de diferentes expressões de culturas coloniais comparando casos do Pacífico, África e América do Sul e Central.

5. Reflexão crítica sobre noções de ‘tropicalidade’, ‘civilidade colonial’, e culturas coloniais.

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação consiste num texto de recensão de literatura associada a cada tema / semana, segundo os interesses específicos dos alunos, e num ensaio de articulação do tema de investigação do aluno com a literatura do curso. Orientações dos trabalhos mediante sessões tutoriais: 100.0%

Bibliografia

Clifford, James, 1997, Routes: travel and translation in the late twentieth century, Cambridge, Mass., Londres, Harvard University Press.

Cohn, Bernard S. 1996, Colonialism and its forms of Knowledge, The British in India, Princeton, Princeton University Press

Comaroff, Jean & Comaroff, John L. 2009, Ethnicity, Inc., Chicago & London The University of Chicago Press

Darian-Smith, Kate et all, 1996, Text, Theory, Space: land, literature and history in South Africa and Australia, Londres, Routledge.

Miller, David P. e Reill, Peter H. (Eds.), 1996, Visions of Empire: voyages, botany and representations of nature, Cambrige, CUP.

Pratt, Mary L., 1992, Imperial Eyes: travel writing and transculturation, Londres, Routledge.

Ryan, James, 1997, Picturing Empire: photography and the visualization of the British empire, Londres, Reaktion Books, 1997.

Thomas, Nicholas, 1999, Possessions – Indigenous Art / Colonial Culture, London, Thames & Hudson