Historiografia e Ideologias dos Patrimónios Artísticos e Arquitectónicos Portugueses Ultramarinos
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2012-2013
03002606
Investigação em Patrimónios
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As aulas serão ocupadas com conferências do docente sobre os sucessivos temas do programa e com a preparação dos relatórios das/os estudantes. Estes relatórios consistirão na comparação entre textos historiográficos portugueses acerca de arte e arquitetura ultramarinas de origem portuguesa e textos não-portugueses sobre outras realidades artísticas. Por exemplo, comparar o que escreveram Pais da Silva sobre as igrejas de Goa e Kubler e Soria sobre as do Peru.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo desta disciplina é facultar a quem a frequente o acesso crítico à literatura relativa à história da arte e da arquitetura coloniais portuguesas e aos discursos tecidos à volta do património artístico e arquitetónico português pela historiografia, a religião, a política, a intervenção cultural, essencialmente entre o século XIX e a atualidade. Procurar-se-á discutir a historicidade da própria historiografia e a sua permeabilidade à ideologia a maneira como isso afetou os modos de ver e intervir no património.
Estágio(s)
NãoPrograma
O conteúdo da cadeira é a historiografia portuguesa e europeia da arte e da arquitetura dos portugueses na Ásia, na África e na América, e da arte e arquitetura de origem portuguesa nesses continentes. Os conteúdos são organizados cronologicamente:
O século XIX:
— Manuelino, Orientalismo e Mudejarismo: um Portugal não-Europeu. De Varnhagen a Haupt.
— Os Europeus (Ingleses e Portugueses) e a arte e arquitetura cristã da Índia portuguesa: origem do conceito de “arte indo-portuguesa”; opinião inglesa, opinião portuguesa, opinião Indiana.
— A “descoberta” de Velha Goa no início do século XX.
O século XX:
— De João Barreira a Reinaldo dos Santos.
— Barroco, Indo-Português, luso-tropicalismo.
— A história da arte académica e a missão Chicó-Azevedo à Índia.
— Estudos pós-coloniais. Smith. Kubler (e Soria). Bazin, Pereira. E depois.
Docente(s) responsável(eis)
Miguel Bandeira de Carvalho Jerónimo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 100.0%
Bibliografia
AZEVEDO, Carlos de, A Arte de Goa, Damão e Diu, Lisboa, Comissão Executiva do V Centenário do Nascimento de Vasco da Gama, 1969.
BARREIRA, João, Arte Portuguesa – as Artes Decorativas, Lisboa, Edições Excelsior, 1951.
CHICÓ, M. T., “Igrejas de Goa”, Garcia de Orta, special issue, Lisboa, 1956.
FONSECA, José Nicolau da, An historical and Archaeological Sketch of the City of Goa, Bombay, Thacker & Co., 1878. (rep. AES, New Delhi, 1986).
HISTÓRIA DA ARTE EM PORTUGAL, Aarão de Lacerda, Mário Tavares Chico, Reinaldo dos Santos, Porto, Portucalense Editora, 3 vols., 1942-1953.
HAUPT, Albrecht, A arquitectura do Renascimento em Portugal, Lisboa, Presença, 1985 (ed. original, 1890-95).
PAIS DA SILVA, Jorge Henrique, Estudos sobre o maneirismo, Lisboa, Estampa, 1983.
PEREIRA, José, Baroque Goa, New Delhi, Books & Books, 1995.
SANTOS, Reinaldo dos, Conferências de Arte, Lisboa, Bertrand / Sá da Costa, 1943.
SANTOS, Reinaldo dos, Exposição de Arte Portuguesa em Londres, 800-1800, s.l., 1957.