Historiografia e Ideologias dos Patrimónios Artísticos e Arquitectónicos Portugueses Ultramarinos

Ano
1
Ano lectivo
2012-2013
Código
03002606
Área Científica
Investigação em Patrimónios
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As aulas serão ocupadas com conferências do docente sobre os sucessivos temas do programa e com a preparação dos relatórios das/os estudantes. Estes relatórios consistirão na comparação entre textos historiográficos portugueses acerca de arte e arquitetura ultramarinas de origem portuguesa e textos não-portugueses sobre outras realidades artísticas. Por exemplo, comparar o que escreveram Pais da Silva sobre as igrejas de Goa e Kubler e Soria sobre as do Peru.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo desta disciplina é facultar a quem a frequente o acesso crítico à literatura relativa à história da arte e da arquitetura coloniais portuguesas e aos discursos tecidos à volta do património artístico e arquitetónico português pela historiografia, a religião, a política, a intervenção cultural, essencialmente entre o século XIX e a atualidade. Procurar-se-á discutir a historicidade da própria historiografia e a sua permeabilidade à ideologia a maneira como isso afetou os modos de ver e intervir no património.

Estágio(s)

Não

Programa

O conteúdo da cadeira é a historiografia portuguesa e europeia da arte e da arquitetura dos portugueses na Ásia, na África e na América, e da arte e arquitetura de origem portuguesa nesses continentes. Os conteúdos são organizados cronologicamente:

O século XIX:

— Manuelino, Orientalismo e Mudejarismo: um Portugal não-Europeu. De Varnhagen a Haupt.

— Os Europeus (Ingleses e Portugueses) e a arte e arquitetura cristã da Índia portuguesa: origem do conceito de “arte indo-portuguesa”; opinião inglesa, opinião portuguesa, opinião Indiana.

— A “descoberta” de Velha Goa no início do século XX.

O século XX:

— De João Barreira a Reinaldo dos Santos.

— Barroco, Indo-Português, luso-tropicalismo.

— A história da arte académica e a missão Chicó-Azevedo à Índia.

— Estudos pós-coloniais. Smith. Kubler (e Soria). Bazin, Pereira. E depois.

Docente(s) responsável(eis)

Miguel Bandeira de Carvalho Jerónimo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 100.0%

Bibliografia

AZEVEDO, Carlos de, A Arte de Goa, Damão e Diu, Lisboa, Comissão Executiva do V Centenário do Nascimento de Vasco da Gama, 1969.

BARREIRA, João, Arte Portuguesa – as Artes Decorativas, Lisboa, Edições Excelsior, 1951.

CHICÓ, M. T., “Igrejas de Goa”, Garcia de Orta, special issue, Lisboa, 1956.

FONSECA, José Nicolau da, An historical and Archaeological Sketch of the City of Goa, Bombay, Thacker & Co., 1878. (rep. AES, New Delhi, 1986).

HISTÓRIA DA ARTE EM PORTUGAL, Aarão de Lacerda, Mário Tavares Chico, Reinaldo dos Santos, Porto, Portucalense Editora, 3 vols., 1942-1953.

HAUPT, Albrecht, A arquitectura do Renascimento em Portugal, Lisboa, Presença, 1985 (ed. original, 1890-95).

PAIS DA SILVA, Jorge Henrique, Estudos sobre o maneirismo, Lisboa, Estampa, 1983.

PEREIRA, José, Baroque Goa, New Delhi, Books & Books, 1995.

SANTOS, Reinaldo dos, Conferências de Arte, Lisboa, Bertrand / Sá da Costa, 1943.

SANTOS, Reinaldo dos, Exposição de Arte Portuguesa em Londres, 800-1800, s.l., 1957.