Políticas Sociais e Desigualdades

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03002562
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável. 

Métodos de Ensino

A estratégia pedagógica consiste no fomento da participação ativa dos/as alunos/as, dando uma razoável margem de escolha para a contribuição individual e valorizando o debate coletivo de temas propostos pelos/as alunos/as no âmbito do programa. Todo o trabalho pedagógico se organiza segundo um plano prévia consensualizado, por forma a que os temas correspondam o mais possível aos interesses científicos dos alunos e aos seus projetos de tese. A avaliação é contínua ao longo semestre e assenta no nível da participação e em ensaios e outras peças de trabalho realizadas pelos/as alunos/as

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se discutir os desafios que hoje se colocam às políticas sociais, designadamente as resultantes de processos ligados entre si, como o recuo do estado-providência, as reformas neoliberais das políticas sociais, os efeitos de uma economia global não regulada sobre o bem-estar e o aumento das desigualdades e da pobreza.

Um objetivo adicional consiste na análise das políticas sociais em Portu­gal, das suas particularidades no quadro do modelo social europeu e da sua proximidade relativamente às políticas de outros Estados, nomeadamente os  do Sul da Europa e da América Latina.

Entre as competências a adquirir incluem-se a compreensão do processo de construção do Estado social e das políticas sociais e o reconhecimento dos diferentes regimes e modelos; a relação entre a crise e reforma dos sistemas públicos de proteção social e a alteração dos pressupostos desses sistemas; e a identificação dos sinais que permitem entender o sentido das mudanças em curso. 

Estágio(s)

Não

Programa

  1. O Estado e políticas sociais.
  2. As desigualdades sociais.
  3. O papel das políticas sociais na redução das desigualdades.
  4. As políticas sociais e desigualdades em Portugal.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentações orais : 25.0%
Trabalho de síntese: 75.0%

Bibliografia

CASTEL, Robert - La montée des incertitudes : travail, protections, statut de l'individu. Paris : Editions du Seuil, 2013.

CITIZENSHIP and social theory. Ed. Bryan S. Turner. London : Sage Publications, 1993.

GOUGH, Ian ;; WOOD, Geoffrey D. - Insecurity and welfare regimes in Asia, Africa, and Latin America : social policy in development contexts. Cambridge : University of Cambridge Press, 2006.

MARSHALL, T. H. ;; BOTTOMORE, Tom - Citizenship and social class. London : Pluto Press, 1992.

OLHAR (UM) sobre a pobreza : vulnerabilidade e exclusão social no Portugal contemporâneo. Coord. Alfredo Bruto da Costa. 4a ed.. Lisboa : Gradiva, 2011.

REPENSER la solidarité : l'apport des sciences sociales. Ed. Serge Paugam. Paris : PUF, 2007.

RODRIGUES, Carlos Alberto Farinha - Distribuição do rendimento, desigualdade e pobreza : Portugal nos anos 90. Coimbra : Edições Almedina, 2007.

WELFARE states in transition. Ed. Gosta Esping-Andersen. Repr.. London : Sage Publications, 2007.