Ética nos Negócios II

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
02004993
Área Científica
História/Sociologia/Marketing/Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Fluência em Inglês.

Métodos de Ensino

O método de ensino alternará entre a exposição teórica e a apresentação de casos, sempre estimulando a reflexão conjunta e a participação activa dos/as alunos/as nas discussões que os temas e os casos suscitem. Valoriza-se o debate sobre casos reais aplicados ao contexto empresarial.

Resultados de Aprendizagem

Ao concluir com êxito esta unidade curricular, espera-se que o/a aluno/a seja capaz de identificar e compreender as fronteiras das responsabilidades que vinculam as empresas perante a sociedade; avaliar criticamente as práticas empresariais socialmente responsáveis; analisar com critérios adequados um Relatório de Sustentabilidade; e distinguir as principais doutrinas da filosofia moral aplicáveis à avaliação ética da prática empresarial.

Estágio(s)

Não

Programa

Pretende-se nesta unidade curricular abordar alguns dos tópicos mais relevantes que caracterizam a discussão actual sobre o comportamento ético empresarial, com especial incidência no enquadramento teórico da responsabilidade social das empresas, na análise de casos reais do mercado português e no estudo dos Relatórios de Sustentabilidade como poderoso instrumento de marketing. Programa: 1. Enquadramento histórico do tema; 2. Concepções e críticas sobre a RSE; 3. A RSE em Portugal: diagnóstico e análise crítica de casos; 4. Relatórios de Sustentabilidade; 5. Teorias éticas: o utilitarismo e a deontologia; 6. Análise de casos.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Regime misto: 100.0%

Bibliografia

ALBERONI, Francesco ; VECA, Salvatore - O altruísmo e a moral. 5ª ed.. Venda Nova : Bertrand Editora, 2000. ALMEIDA, Filipe Jorge Ribeiro de - Ética, valores humanos e responsabilidade social das empresas. Cascais : Princípia Editora, 2010. [BP 658 ALM ; BP COP- 1935]. COMTE-SPONVILLE, André - O capitalismo será moral? : acerca de alguns ridículos e tiranias do nosso tempo. Mem Martins : Editorial Inquérito, 2006. CORPORATE social responsibility in Europe : retheoric and realities. Edited by Regine Barth, Franziska Wolff. Cheltenham : Edward Elgar, 2009. ETHICAL issues in business : a philosophical approach. Ed. by Thomas Donaldson, Patricia H. Werhane, Margaret Cording. 7th ed.. Upper Saddle River : Prentice-Hal, 2002. [BP 658 ETH]. KANT, Immanuel - Fundamentação da metafísica dos costumes. Lisboa : Edições 70, 2008. [BP 141 KAN]. MARÉCHAL, Jean-Paul - Ética e economia: uma oposição artificial. Lisboa : Instituto Piaget, 2006. [ BP 330.8 MAR]. MILL, John Stuart - Utilitarismo. Lisboa : Gradiva, 2005. [ BP 141 MIL]. MOREIRA, José Manuel - A contas com a ética empresarial. Cascais : Principia, 1999. [BP 330.1 MOR]. RESPONSABILIDADE social nas PME : casos em Portugal. Coordenação Maria João Nicolau Santos. Lisboa : Editora RH, 2006. [BP 658 RES].