Seminário de Investigação

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03002222
Área Científica
Ciências do Risco
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

O estudante deve ter completado com sucesso todas as outras unidades curriculares que compõem o programa de doutoramento.

Métodos de Ensino

A unidade curricular organiza-se de modo flexível, de modo a adaptar-se aos temas e às problemáticas emergentes dos vários projectos de tese dos estudantes. As sessões comportam dois tipos de exercícios de análise e discussão: (i) a apresentação individual do projecto de tese, seguida de comentário alargado; (ii) aprofundamento metodológico sobre ferramentas de análise e tratamento de dados e representação cartográfica.

A avaliação de conhecimentos é em regime contínuo, para o que é determinante a regularidade presencial dos doutorandos.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular tem por objectivo a tomada de consciência do processo de elaboração e das técnicas de redacção de uma tese, partindo da prática e da análise da inter-textualidade. Fomenta-se a leitura, análise e discussão cruzadas dos textos científicos que os doutorandos devem preparar no final do semestre (projectos de tese). Por fim, a capacidade de apresentação oral e argumentativa perante públicos especializados no trabalho científico é também exercitada.

Entre as competências a adquirir salientam-se: a) capacidade de leitura crítica da bibliografia de referência em Ciências do Risco; b) análise dos instrumentos técnicos e cartográficos utilizados nos estudos do risco e os pressupostos epistemológicos subjacentes; c) capacidade de reflexão própria e de proposta de abordagens inovadoras; d) capacidade de reflexão teórica e incorporação conceptual.

Estágio(s)

Não

Programa

Embora a unidade curricular tenha alguma flexibilidade, adaptando-se aos interesses e formações de base dos alunos, os módulos obrigatórios são:

- a estrutura de uma tese;

- a revisão crítica da bibliografia;

- a análise conceptual e metodológica;

- o papel da cartografia;

- métodos quantitativos e qualitativos e os seus pressupostos epistemológicos;

- a inovação analítica em ciência e os paradigmas científicos.

Docente(s) responsável(eis)

José Manuel Oliveira Mendes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

Kreps, Gary et al. (2006), Facing Hazards and Disasters: Understanding Human Dimensions. New York: The National Academies Press.

Ayala-Carcedo, Francisco; Cantos, Jorge (2002), Riesgos naturales. Barcelona: Ariel.

Denscombe, Martyn (2008) The Good Research Guide for small-scale social research projects. Maidenhead: Open University Press.

Oliver, Paul, 2013, Writing your Thesis. Londres, Sage (3ª edição/3rd Edition).