Ciclo de Conferências

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03002188
Área Científica
Ciências do Risco
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica a esta unidade curricular.

Métodos de Ensino

Não se aplica a esta unidade curricular.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular pretende complementar a formação de especialização através da exposição a novas metodologias e contextos. Procura-se optimizar os recursos e competências das três instituições envolvidas, trazendo para reflexão novos quadros teóricos ou modelos em desenvolvimento. As competências a desenvolver são: a) reforçar a capacidade de investigação e de reflexão metodológica nas ciências do risco, associada ao manusear, modelar, sintetizar e gerir de informação; b) desenvolver a capacidade de avaliar a admissibilidade social, económica, cultural e jurídica do risco;  c) fomentar a capacidade de associar conclusões e raciocínios a instrumentos de regulação e a normativos jurídicos.

Estágio(s)

Não

Programa

Não se aplica a esta unidade curricular.

Docente(s) responsável(eis)

Alexandre Manuel de Oliveira Soares Tavares

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatórios de cada sessão do Ciclo de Conferências: 100.0%

Bibliografia

A explicitar e desenvolver em função do contexto investigativo e do desenvolvimento conceptual. Em cada sessão do ciclo de conferências será apresentada previamente bibliografia e outras referências específicas para análise e discussão.

To be defined according to the research and conceptual context. In each session of the Conference Cycle there will be a prior selection of bibliography and other specific references supporting the analysis and discussion.