Métodos e Técnicas de Avaliação e Gestão do Risco

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03002177
Área Científica
Protecção do Ambiente
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Competências científicas e técnicas compatíveis com a posse de um grau de Mestrado ou com um currículo profissional ou científico de grande mérito.  

Métodos de Ensino

Aulas de carácter teórico prático, com auxílio de meios audiovisuais. Apresentação pelos docentes dos conceitos, métodos e técnicas, seguida de aplicações a casos de estudo. Exploração pelo aluno de forma individual e/ou em grupo de métodos e técnicas com apoio material e orientação assegurada pelos docentes.

Avaliação baseada na preparação de um artigo científico de revisão, sobre um tema abordado, entrega de relatório e apresentação com discussão pública.

Resultados de Aprendizagem

Familiarizar os estudantes com a evolução dos conceitos de risco,catástrofe e vulnerabilidade,tendo em conta as transformações sociais e tecnológicas das sociedades contemporâneas

Caracterizar os riscos naturais e tecnológicos, em geral,e fornecer informação detalhada sobre riscos de grande relevância aos níveis internacional, nacional e local(por ex:secas, desertificação, erosão costeira, cheias, acidentes industriais graves, etc)

Nesta unidade curricular serão também analisados os métodos e as ferramentas de avaliação e gestão do risco, atendendo a mecanismos de avaliação quantitativa e qualitativa, bem como a perceção, a comunicação e a negociação do risco.

Serão ainda estudadas detalhadamente as metodologias de avaliação e gestão do risco para as áreas fortemente urbanizadas e as zonas costeiras.

Formar estudantes com competências em gestão e avaliação de riscos naturais e tecnológicos e com aptidões para trabalhar em equipas multidisciplinares para a prevenção e gestão do risco.

Estágio(s)

Não

Programa

Conceitos: Risco, Catástrofe, Vulnerabilidade;

Gestão do Risco: Avaliação Qualitativa e Quantitativa;

Perceção e Comunicação do Risco;

Riscos Naturais: Métodos de avaliação e gestão do risco (cheias, erosão costeira, fogos, secas e desertificação, doenças e epidemias);

Riscos Tecnológicos: Métodos de avaliação e gestão do risco (acidentes industriais graves, acidentes associados ao transporte de substâncias perigosas, rotura de barragens…);

Casos de estudo: Riscos em áreas fortemente urbanizadas e em zonas costeiras.

Docente(s) responsável(eis)

Maria de Fátima Lopes Alves

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%

Bibliografia

Almeida, A. B.; Ramos, C. M.; Santos, M. A.; Viseu, T., 2003. Dam Break Flood Risk Management in Portugal, Lisboa: LNEC.

Bickerstaff, K., 2004. Risk perception research: socio-cultural perspectives on the public experience of air pollution, Environment International, 30, 827-840.

Fleming, G., 2002. Flood Risk Management, London: Thomas Telford Limited.

Klinke , A. and Renn, O., 2002. A new approach to risk evaluation and management: risk-based, precautionbased, and discourse-based strategies, Risk Analysis, 22(6), 1071 – 1094).

Rees, J. A., 2002. Risk and Integrated Water Management. Global Water Partnership.

Schmidt-Tomé, P., 2005. The Spatial Effects and Management of Natural and Technological Hazards in Europe, ESPON 1.3.1, European Community. http://www.gsf.fi/projects/espon

Smith, K., 2004. 4rd Ed., Environmental Hazards, Routledge: New York.