Estratégias de Mitigação do Risco

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03002155
Área Científica
Ciências Físicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

A formação base em Ciências do Risco, ou nas outras componentes disciplinares associadas ao ciclo de estudo facilita a aquisição de competências. A aquisição prévia de competências investigativas em ciências do risco, ciências naturais, ciências de engenharia, ciências sociais, ciências económicas e ciências jurídicas constitui elemento diferenciador para a aquisição das propostas curriculares. O conhecimento, nomeadamente a leitura fácil, da língua inglesa é fundamental. 

Métodos de Ensino

O trabalho está organizado em sessões presenciais, com uma breve apresentação expositiva, com recurso a meios audiovisuais e informáticos, e a subsequente discussão alargada e participada por parte dos estudantes. Os estudantes têm acesso prévio à bibliografia recomendada para cada sessão, organizada em bibliografia de afirmação e bibliografia de apoio. As sessões temáticas serão marcadas por metodologias de abordagem de discussão crítica, explorando referenciais bibliográficos e estudos caso.

Resultados de Aprendizagem

A proposta da unidade curricular assenta no conceito que os riscos resultam de interações entre o ambiente e as atividades humanas (I). Pretende-se promover o pensamento crítico e facilitar competências técnicas e instrumentos para pensar o planeamento do território e a gestão do risco(s), explicitando os conceitos teóricos, assunções e dimensões políticas subjacentes (II). A partir de análises semi-qualitativas e quantitativas, pretende-se identificar métodos e técnicas de salvaguarda, transferência e redução de impactos de acordo com o tipo de risco (III).

Espera-se que os alunos adquiram competências que lhes permitam utilizar e canalizar conhecimentos e metodologias para propor e avaliar estratégias de mitigação de risco e apoiar decisões relacionadas com o uso do solo, localização de instalações e equipamentos, entre outras, tendo em vista uma maior resiliência das populações (IV). Estimula-se a capacidade de avaliação de relações multi-direccionais e repercussões múltiplas (V).

Estágio(s)

Não

Programa

Identificar e analisar as opções alternativas para a mitigação do risco bem como a implementação de propostas de intervenção e acção em estudos de caso concretos, seus resultados e sua flexibilidade para ajustamentos ou redefinições (A). Parte-se de modelos sequenciais, desenvolvem-se modelos de gestão cíclicos e fundamentam-se as opções relacionadas com os modelos multi-nível. Nestes exercícios poderão ser usadas técnicas variadas, tais como a análise da vulnerabilidade sistémica e funcional, mecanismos de dominó potencial e análise de cenários, entre outras (B). Desenvolve-se a noção de ALARP e das condições de decisão individual e colectivas associadas. Definição de curvas equipotenciais do risco, e das metodologias de interacção usando matrizes de avaliação do risco (C). Relação com os conceitos de admissibilidade e tolerabilidade ao risco. Noção e exemplo de eficiência mitigadora associada com soluções de mitigação do risco (D).

Docente(s) responsável(eis)

Alexandre Manuel de Oliveira Soares Tavares

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 30.0%
Apresentações e nível de discussão : 30.0%
Trabalho de síntese: 40.0%

Bibliografia

Birkmann, J. et al. (2010). Extreme events and disasters: a window of opportunity for change? Analysis of organizational, institutional and political changes, formal and informal responses after mega-disasters. Nat Hazards 55: 637–655.

Godschalk, D.R et al. - Natural Hazard Mitigation: Recasting Disaster Policy and Planning. Island Press, Washington, 1999, p. 575.

GAO - Natural Hazard Mitigation. Report to the ranking Member Committee on Financial Services, House of Representatives. US Government Accountability Office, Washington DC, 2007, p.69

IRGC (2005). Risk governance: Towards an integrative approach. White paper nº 1. Renn & Graham Annex. International Mechler, R. - Natural Disaster Risk and Cost-Benefit Analysis. In A. Kreimer et al. (eds). The Future of Disaster Risk: Building Safer Cities. World Bank, Washington DC, 2003, pp. 45-56

Risk Governance Council, IRGC, Geneve, 156p