Contabilidade Financeira Avançada

Ano
0
Ano lectivo
2017-2018
Código
02006293
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

n.a.

Métodos de Ensino

Exposição dos conteúdos teóricos fundamentais. Consulta e análise da generalidade das orientações societárias, no que respeita à dissolução, liquidação e partilha de sociedades; transformações, fusões e cisões de sociedades. A exposição dos principais conceitos é acompanhada da discussão de casos concretos ilustrativos das opções constantes do nosso atual sistema societário e contabilístico. Segue-se o estudo das CAE agora de um ponto de vista mais contabilístico.

A problemática das contas consolidadas é acompanhada da resolução de casos práticos.

Resultados de Aprendizagem

Dotar os alunos de conhecimentos avançados na área da Contabilidade Financeira. Procurar-se-á, por isso, dar a conhecer, do ponto de vista societário e contabilístico, várias problemáticas relacionadas com as formas de organização da atividade empresarial, nomeadamente, as concentrações de atividades empresariais; as transformações de sociedades; e a consolidação de contas.

Proporciona-se uma formação com carácter especializado e profissionalizante, virada para os mais complexos problemas que envolvem áreas disciplinares complementares, nomeadamente, o direito societário e o direito contabilístico, procurando desenvolver uma sólida base teórica, conjugada sempre com uma análise crítica e multidisciplinar dessas áreas.


Estágio(s)

Não

Programa

1. Concentrações de atividades empresariais

2. Dissolução, liquidação e partilha de sociedades

3. Transformação de sociedades

4. Fusão de sociedades

5. Cisão de sociedades

6. Consolidação de contas


Docente(s) responsável(eis)

Isabel Maria Correia Cruz

Métodos de Avaliação

Contínua
Trabalho individual: 40.0%
Teste: 60.0%

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Abreu, J. Coutinho (2011), Código das Sociedades Comerciais em Comentário, Vols. ns.º 1, 2 e 3, Instituto de Direito das Empresas e do Trabalho, Coimbra, Almedina.

Rodrigues, Ana Maria; Carvalho, Carla; Cravo, Domingos e Azevedo, Graça, Contabilidade Financeira – Sua aplicação, 2.ª Ed., Coimbra, Almedina, 2011.

Rodrigues, Ana Maria (Coord.), SNC − Sistema de Normalização Contabilística, Coimbra, Almedina, 2010.

Rodrigues, Ana Maria (2006), O Goodwill e as Contas Consolidadas, Coimbra, Coimbra Editora, 2006.

Silva, F.V. Gonçalves da, Pereira, J.M. e Rodrigues, Lúcia Lima, Contabilidade das Sociedades, Plátano Editora, 13.ª Edição.