Contabilidade Financeira Avançada

Ano
0
Ano lectivo
2017-2018
Código
02006293
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

n.a.

Métodos de Ensino

Exposição dos conteúdos teóricos fundamentais. Consulta e análise da generalidade das orientações societárias, no que respeita à dissolução, liquidação e partilha de sociedades; transformações, fusões e cisões de sociedades. A exposição dos principais conceitos é acompanhada da discussão de casos concretos ilustrativos das opções constantes do nosso atual sistema societário e contabilístico. Segue-se o estudo das CAE agora de um ponto de vista mais contabilístico.

A problemática das contas consolidadas é acompanhada da resolução de casos práticos.

Resultados de Aprendizagem

Dotar os alunos de conhecimentos avançados na área da Contabilidade Financeira. Procurar-se-á, por isso, dar a conhecer, do ponto de vista societário e contabilístico, várias problemáticas relacionadas com as formas de organização da atividade empresarial, nomeadamente, as concentrações de atividades empresariais; as transformações de sociedades; e a consolidação de contas.

Proporciona-se uma formação com carácter especializado e profissionalizante, virada para os mais complexos problemas que envolvem áreas disciplinares complementares, nomeadamente, o direito societário e o direito contabilístico, procurando desenvolver uma sólida base teórica, conjugada sempre com uma análise crítica e multidisciplinar dessas áreas.


Estágio(s)

Não

Programa

1. Concentrações de atividades empresariais

2. Dissolução, liquidação e partilha de sociedades

3. Transformação de sociedades

4. Fusão de sociedades

5. Cisão de sociedades

6. Consolidação de contas


Docente(s) responsável(eis)

Isabel Maria Correia Cruz

Métodos de Avaliação

Final
Exame: 100.0%

Contínua
Trabalho individual: 40.0%
Teste: 60.0%

Bibliografia

Abreu, J. Coutinho (2011), Código das Sociedades Comerciais em Comentário, Vols. ns.º 1, 2 e 3, Instituto de Direito das Empresas e do Trabalho, Coimbra, Almedina.

Rodrigues, Ana Maria; Carvalho, Carla; Cravo, Domingos e Azevedo, Graça, Contabilidade Financeira – Sua aplicação, 2.ª Ed., Coimbra, Almedina, 2011.

Rodrigues, Ana Maria (Coord.), SNC − Sistema de Normalização Contabilística, Coimbra, Almedina, 2010.

Rodrigues, Ana Maria (2006), O Goodwill e as Contas Consolidadas, Coimbra, Coimbra Editora, 2006.

Silva, F.V. Gonçalves da, Pereira, J.M. e Rodrigues, Lúcia Lima, Contabilidade das Sociedades, Plátano Editora, 13.ª Edição.