Princípios de Gestão do Desporto

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02006153
Área Científica
Ciências do Desporto-Gestão do Desporto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Organização e Gestão do Desporto.

Métodos de Ensino

Método de ensino presencial com aulas expositivas, a que acresce uma componente de aprendizagem baseada na análise de publicações, resolução de problemas e apresentação de trabalhos.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular tem por objectivo o aprofundamento de conhecimentos de princípios de gestão do desporto. Aspetos relacionados com a análise económico-financeira das organizações desportivas, coaching e gestão de pessoas, ou gestão de projetos e decisões de investimento, são objetivos perseguidos pelos conteúdos programáticos.

Estágio(s)

Não

Programa

[i] Composição e análise do balanço.

[ii] Composição e análise da demonstração dos resultados.

[iii] Análise do equilíbrio financeiro.

[iv] Composição e análise do capital próprio.

[v] Liderar colaboradores e equipas.

[vi]Mobilizar a motivação dos colaboradores.

[vii] Investimento e estratégia organizacional.

[viii] Métodos de avaliação de projetos.

Docente(s) responsável(eis)

Raul Agostinho Simões Martins

Métodos de Avaliação

Contínua
Elaboração de um trabalho com apresentação oral: 100.0%

Bibliografia

Samuelson & Nordhaus (2005). Economia. McGraw-Hill.

Soares, I., Moreira, J., Pinho, C.& Couto, J. (2008). Decisões de Investimento: análise financeira de projectos. Lisboa: Edições Sílabo.

Atkinson, M. & Young, K. (2008). Deviance and social control in sport. Champaign, Ill, Human Kinetics.

Bale, J. & Christensen, M.K. (2004). Post-Olympism. Questioning sport in the twenty-first century. New York, Berg Publishers.

Borden, I. (2003). Skateboarding, Space and the City. Architecture and the Body. New York,Berg Publishers.

Hollister, G. (2009).The Inside Story of How Nike Marketed the Culture of Running. Frankfurt, Meyer & Meyer Sport.