Visões de Desenvolvimento Desportivo
1
2019-2020
02006125
Ciências do Desporto-Gestão do Desporto
Português
Presencial
Semestral
7.5
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Gestão Estratégica do Desporto.
Métodos de Ensino
Método de ensino presencial com aulas expositivas, a que acresce uma componente de aprendizagem baseada na análise de publicações, resolução de problemas e apresentação de trabalhos.
A avaliação é efetuada com base na elaboração de um trabalho de análise crítica de um artigo científico, que culmina com apresentação oral.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular tem por objectivo o aprofundamento de conhecimentos sobre uma nova visão de desenvolvimento desportivo. Mais especificamente, são definidos como objetivos o desenvolvimento de competências relacionadas com as origens, significados e paradoxos; relacionadas com a geografia e desenvolvimento desportivo; ou relacionadas com o lazer, turismo e desporto.
Estágio(s)
NãoPrograma
[i] Emergência da gestão do desenvolvimento desportivo.
[ii] Modelos de desenvolvimento desportivo.
[iii] Políticas públicas de desenvolvimento desportivo: massificação e elitização do desporto.
[iv] O desporto como agente de mudança pessoal e social.
[v] Mega eventos desportivos e desenvolvimento desportivo.
[vi] Cultura juvenil e desenvolvimento desportivo.
[vii] Geografia e desenvolvimento desportivo: o papel dos espaços e lugares.
[viii] Implantação e gestão de instalações desportivas.
[ix] Eventos desportivos tradicionais e a emergência contemporânea de nichos.
[x] Desporto, turismo e desenvolvimento local.
Docente(s) responsável(eis)
Raul Agostinho Simões Martins
Métodos de Avaliação
Contínua
Elaboração de um trabalho de análise crítica de um artigo científico + apresentação oral: 100.0%
Bibliografia
Pires, G. (2007). Agôn Gestão do Desporto, O Jogo de Zeus. Lisboa: Porto Editora.
Horne, J. e W. Manzenreiter (eds.) (2006).Sports Mega-Events. Social Scientific Analyses of a Global Phenomenon. Oxford: Blackwell Publishing.
Giulianotti, R. (2005).Sport. A critical sociology. Cambridge: Polity Press.
Horne, J. (2006).Sport in Consumer Culture. Basingstoke: Palgrave Macmillan.
Maguire, J. (2002). "Sport and Globalization", in J. Coakley & E. Dunning (eds.), Handbook of Sports Studies. London: Sage (pp. 356-369).