Visões de Desenvolvimento Desportivo

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02006125
Área Científica
Ciências do Desporto-Gestão do Desporto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Gestão Estratégica do Desporto.

Métodos de Ensino

Método de ensino presencial com aulas expositivas, a que acresce uma componente de aprendizagem baseada na análise de publicações, resolução de problemas e apresentação de trabalhos. 

A avaliação é efetuada com base na elaboração de um trabalho de análise crítica de um artigo científico, que culmina com apresentação oral.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular tem por objectivo o aprofundamento de conhecimentos sobre uma nova visão de desenvolvimento desportivo. Mais especificamente, são definidos como objetivos o desenvolvimento de competências relacionadas com as origens, significados e paradoxos; relacionadas com a geografia e desenvolvimento desportivo; ou relacionadas com o lazer, turismo e desporto.

Estágio(s)

Não

Programa

[i] Emergência da gestão do desenvolvimento desportivo.

[ii] Modelos de desenvolvimento desportivo.

[iii] Políticas públicas de desenvolvimento desportivo: massificação e elitização do desporto.

[iv] O desporto como agente de mudança pessoal e social.

[v] Mega eventos desportivos e desenvolvimento desportivo.

[vi] Cultura juvenil e desenvolvimento desportivo.

[vii] Geografia e desenvolvimento desportivo: o papel dos espaços e lugares.

[viii] Implantação e gestão de instalações desportivas.

[ix] Eventos desportivos tradicionais e a emergência contemporânea de nichos.

[x] Desporto, turismo e desenvolvimento local.

Docente(s) responsável(eis)

Raul Agostinho Simões Martins

Métodos de Avaliação

Contínua
Elaboração de um trabalho de análise crítica de um artigo científico + apresentação oral: 100.0%

Bibliografia

Pires, G. (2007). Agôn Gestão do Desporto, O Jogo de Zeus. Lisboa: Porto Editora.

Horne, J. e W. Manzenreiter (eds.) (2006).Sports Mega-Events. Social Scientific Analyses of a Global Phenomenon. Oxford: Blackwell Publishing.

Giulianotti, R. (2005).Sport. A critical sociology. Cambridge: Polity Press.

Horne, J. (2006).Sport in Consumer Culture. Basingstoke: Palgrave Macmillan.

Maguire, J. (2002). "Sport and Globalization", in J. Coakley & E. Dunning (eds.), Handbook of Sports Studies. London: Sage (pp. 356-369).