Filosofia do Direito

Ano
1
Ano lectivo
2012-2013
Código
02275134
Área Científica
Jurídico-Filosóficas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

não há requisitos específicos

Métodos de Ensino

Participação nos seminários, comentários escritos a textos, construção de um paper original, com apresentação e discussão nas aulas.

Resultados de Aprendizagem

O presente seminário pretende reflectir sobre o problema do direito numa circunstância como a nossa, ferida pela diferença e pela celebração da pluralidade (pluralidade das práticas, dos discursos, das comunidades interpretativas, dos horizontes civilizacionais). Permitirá-exigirá tal circunstância uma compreensão-experiência do jurídico que aposte na continuidade constitutivamente condutora de uma pretensão de autonomia (e na exigência permanente de lhe corresponder)? Imporá tal circunstância antes e em contrapartida uma compreensão-experiência que  repudie o sentido desta pretensão, que duvide da sua plausibilidade-pontualidade ou que pelo menos a ignore? E qual é o papel que nesta discussão pode e deve desempenhar uma pretensão de universalidade?  

Estágio(s)

Não

Docente(s) responsável(eis)

José Manuel Aroso Linhares

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação nos seminários, comentários escritos a textos, construção de um paper original, com apresentação e discussão nas aulas.: 100.0%