Filosofia dos Direitos Humanos
1
2012-2013
02275310
Jurídico-Filosóficas
Português
Presencial
15.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Métodos de Ensino
1. Método Expositivo.
2.Oficina: apoio contínuo ao auditório nas tarefas de investigação.
3. Estimulação contínua da dúvida, para que esta possa gerar um debate contínuo.
4. Encaminhamento dos alunos para a investigação sobre temas referidos aos Direitos humanos.
5. Exposição por parte dos alunos dos seus trabalhos de investigação.
6. Entrega de um trabalho final de investigação.
7. A avaliação tem em conta: a) as intervenções nas aulas por parte dos alunos; b) as exposições dos respectivos trabalhos de investigação; c) o trabalho final de investigação.
Resultados de Aprendizagem
Em termos gerais, procura-se instaurar a ideia de que o direito do nosso tempo é um direito de causas e de valores, o que exige a figura de jurista como gestor de complexidades normativas e valorativas. Neste contexto, dado o carácter incontornável dos direitos humanos, procura-se compreender as condições do seu aparecimento, a sua natureza e a sua fundamentação. Da mesma forma pretende-se compreender a função e o sentido dos direitos humanos enquanto sistema de valores constitutivos da ideia de justiça.
Estágio(s)
NãoPrograma
A- Os direitos humanos e a tradição ocidental.
B- O âmago filosófico do tema:
1-De Platão ao estoicismo.
2- Do cristianismo aos nossos dias.
C- Direitos humanos e necessidades humanas.
D- A dimensão valorativa dos direitos humanos.
E- As críticas e as negações dos direitos humanos.
F- A dignidade humana como conceito jurídico.
G- A universalidade dos direitos humanos.
H- Uma proposta sobre a universalidade dos direitos.
I- Direitos humanos e globalização.
J- Apresentação dos trabalhos de investigação
Docente(s) responsável(eis)
Mário Alberto Pedrosa Reis Marques
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação tem em conta: a) as intervenções nas aulas por parte dos alunos; b) as exposições dos respectivos trabalhos de investigação; c) o trabalho final de investigação.: 100.0%