Dissertação em Ciências Jurídico-Civilísticas - Menção em Direito Civil

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
02275332
Área Científica
Jurídico-Civilísticas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
60.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Apenas são admitidos a apresentar dissertação os alunos que obtenham média aritmética de 14 valores nas unidades curriculares obrigatórias da área de especialização em que se inscreveram ou média final do curso de especialização de 14 valores.

Métodos de Ensino

A elaboração da dissertação é acompanhada pelo orientador, cuja função consiste em expandir os horizontes de pesquisa do estudante, incentivando-o a, de forma autónoma, realizar o estudo da questão jurídica selecionada.

A dissertação é avaliada em discussão pública, perante um júri constituído por três membros.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular visa a elaboração de uma dissertação original, em que o estudante analise um problema jurídico e indague quais as suas possíveis soluções.

Com a realização da dissertação o aluno deverá adquirir e revelar as competências necessárias à investigação aprofundada de um determinado tema da área científica. Entre essas competências destacam-se o conhecimento aprofundado da doutrina e da jurisprudência (nacional e, em certos casos, estrangeira); a capacidade de refletir sobre correntes doutrinais e jurisprudenciais; a capacidade de formular e resolver problemas de direito, quer no plano dogmático, quer no plano do direito positivo.

Estágio(s)

Não

Programa

Não aplicável.

Docente(s) responsável(eis)

Rui Manuel Pinto Soares Pereira Dias

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

Não aplicável / Not applicable.