Geriatria

Ano
4
Ano lectivo
2018-2019
Código
02411140
Área Científica
Unidades Curriculares Opcionais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Biologia, bioquímica e fisiologia.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas presenciais

Resultados de Aprendizagem

Conhecer os problemas do envelhecimento e suas consequências; conhecer as alterações associadas ao envelhecimento que afetam o processo da nutrição;conhecer as alterações da composição corporal associadas ao envelhecimento; saber fazer a avaliação nutricional dos idosos; conhecer os problemas do excesso de peso e  da desnutrição do idoso; saber aconselhar a alimentação adequada ao idoso;saber as indicações para a  alimentação enteral nos idosos; conhecer as consequências da interação entre os alimentos e os medicamentos.

Estágio(s)

Não

Programa

Envelhecimento e suas consequências; alterações do envelhecimento e  nutrição; alterações da composição corporal associadas ao envelhecimento; avaliação nutricional dos idosos; excesso de peso no idoso;  desnutrição no idoso; alimentação aconselhada ao idoso; alimentação enteral no idoso; interação alimentos medicamentos no idoso.

Docente(s) responsável(eis)

Manuel Teixeira Marques Verissimo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Shils E M, Ross AC, Shike M, Caballero B, Cousins RJ (2011). Modern Nutrition in the health and disease. 11th edition. Philadelphia: Lea & Febiger.