Sociologia Rural e Urbana

Ano
3
Ano lectivo
2015-2016
Código
01622589
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A unidade curricular é lecionada em aulas teórico-práticas de exposição, discussão e aprofundamento dos temas. As aulas visam enquadrar conceptual e instrumentalmente os conteúdos do programa, assim como promover a discussão coletiva através da disponibilização para leitura de um conjunto de textos oriundos da sociologia. Para alguns pontos da matéria as aulas contarão com a presença de especialistas ou de práticos, quer como preletores, quer como comentadores. É encorajada a apresentação de temas pelos próprios alunos sob a orientação do Professor e com base em bibliografia indicada.

 

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular pretende discutir as transformações e a evolução das relações dos universos rurais e urbanos bem como promover uma discussão que, centrada no processo de evolução histórica das categorias rural e urbano, visa problematizar a pertinência e o alcance atuais dos dois conceitos no domínio da sociologia e, ainda, relacioná-los com as problemáticas do espaço e do ambiente.

Os alunos devem ser capazes de a) referenciar e discutir as problemáticas sociológicas da ruralidade e da urbanidade, b) conhecer as dimensões específicas que configuram realidades urbanas e realidades rurais, c) caracterizar os diferentes movimentos (urbanização, periurbanização, rurbanização, etc) que enquadram a evolução das categorias rural e urbano e d) identificar a persistência de fenómenos de ruralidade no urbano e de urbanidade no rural, assim como a emergência de novos fenómenos (agricultura urbana, segundas residências, etc) que complexificam a relação rural/urbano.

Estágio(s)

Não

Programa

I — A distinção rural-urbano no pensamento sociológico —, tem como finalidade introduzir a problemática sociológica da distinção entre “rural” e “urbano” e avaliar a atualidade e pertinência dessa distinção, a partir da análise dos fundamentos teóricos que a suportam. Para isso, discutem-se os argumentos fundadores e reatualizam-se os seus pressupostos no quadro das sociedades contemporâneas. 

II — O “rural” como objeto de estudo. As correntes, os conteúdos e os métodos da Sociologia Rural  — procura introduzir o aluno nas principais correntes de pensamento sociológico sobre o espaço social rural e nas problemáticas específicas e mais relevantes do campo disciplinar.

III — O “urbano” como objeto de estudo. As correntes, os conteúdos e os métodos da Sociologia Urbana  — procura introduzir o aluno nas principais correntes de pensamento sociológico sobre o espaço social urbano e nas problemáticas específicas e mais relevantes do campo disciplinar.

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Manuel Teixeira Botelho Hespanha

Métodos de Avaliação

Avaliação Continua
trabalhos escritos originais sobre os temas (até 3) escolhidos no início do semestre (até 75%) mais exame final (pelo menos 25%). Esta opção está condicionada à frequência de pelo menos 75% das aulas: 100.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

1. Mingione, Enzo; Pugliese, Enrico (1987) “A difícil delimi­ta­ção do ´urbano´ e do ´rural´”. Revista Crítica de Ciências So­ci­ais, 22: 83-99.

2. Madureira Pinto, José (1985) “O espaço social rural” in José Ma­dureira Pinto Estruturas sociais e práticas simbólico-ideo­ló­gicas nos campos  (73-91). Porto: Afrontamento.                                                       

3. Madureira Pinto, José (1981) “O espaço social rural: especi­fi­ci­da­des, fun­ções, trans­formações (quadro sinóptico)”. Re­vista Crítica de Ciências Sociais,7/8: 327-328

4. BAPTISTA, Fernando (2001) Agriculturas e Territórios (cap. 5. “Os caminhos da Agricultura Familiar”). Oeiras: Celta  Editora

5. SIMMEL, Georg (1973) A metrópole e a vida mental. In Octávio Velho, O Fenómeno Urbano. Rio de Janeiro: Zahar.