Sociologia Rural e Urbana

Ano
0
Ano lectivo
2017-2018
Código
01622589
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A unidade curricular é lecionada em aulas teórico-práticas de exposição, discussão e aprofundamento dos temas. As aulas visam enquadrar conceptual e instrumentalmente os conteúdos do programa, assim como promover a discussão coletiva através da disponibilização para leitura de um conjunto de textos oriundos da sociologia. Para alguns pontos da matéria as aulas contarão com a presença de especialistas ou de práticos, quer como preletores, quer como comentadores. É encorajada a apresentação de temas pelos próprios alunos sob a orientação do Professor e com base em bibliografia indicada.

 

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular pretende discutir as transformações e a evolução das relações dos universos rurais e urbanos bem como promover uma discussão que, centrada no processo de evolução histórica das categorias rural e urbano, visa problematizar a pertinência e o alcance atuais dos dois conceitos no domínio da sociologia e, ainda, relacioná-los com as problemáticas do espaço e do ambiente.

Os alunos devem ser capazes de a) referenciar e discutir as problemáticas sociológicas da ruralidade e da urbanidade, b) conhecer as dimensões específicas que configuram realidades urbanas e realidades rurais, c) caracterizar os diferentes movimentos (urbanização, periurbanização, rurbanização, etc) que enquadram a evolução das categorias rural e urbano e d) identificar a persistência de fenómenos de ruralidade no urbano e de urbanidade no rural, assim como a emergência de novos fenómenos (agricultura urbana, segundas residências, etc) que complexificam a relação rural/urbano.

Estágio(s)

Não

Programa

I — A distinção rural-urbano no pensamento sociológico —, tem como finalidade introduzir a problemática sociológica da distinção entre “rural” e “urbano” e avaliar a atualidade e pertinência dessa distinção, a partir da análise dos fundamentos teóricos que a suportam. Para isso, discutem-se os argumentos fundadores e reatualizam-se os seus pressupostos no quadro das sociedades contemporâneas. 

II — O “rural” como objeto de estudo. As correntes, os conteúdos e os métodos da Sociologia Rural  — procura introduzir o aluno nas principais correntes de pensamento sociológico sobre o espaço social rural e nas problemáticas específicas e mais relevantes do campo disciplinar.

III — O “urbano” como objeto de estudo. As correntes, os conteúdos e os métodos da Sociologia Urbana  — procura introduzir o aluno nas principais correntes de pensamento sociológico sobre o espaço social urbano e nas problemáticas específicas e mais relevantes do campo disciplinar.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos José Cândido Guerreiro Fortuna

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Continua
trabalhos escritos originais sobre os temas (até 3) escolhidos no início do semestre (até 75%) mais exame final (pelo menos 25%). Esta opção está condicionada à frequência de pelo menos 75% das aulas: 100.0%

Bibliografia

1. Mingione, Enzo; Pugliese, Enrico (1987) “A difícil delimi­ta­ção do ´urbano´ e do ´rural´”. Revista Crítica de Ciências So­ci­ais, 22: 83-99.

2. Madureira Pinto, José (1985) “O espaço social rural” in José Ma­dureira Pinto Estruturas sociais e práticas simbólico-ideo­ló­gicas nos campos  (73-91). Porto: Afrontamento.                                                       

3. Madureira Pinto, José (1981) “O espaço social rural: especi­fi­ci­da­des, fun­ções, trans­formações (quadro sinóptico)”. Re­vista Crítica de Ciências Sociais,7/8: 327-328

4. BAPTISTA, Fernando (2001) Agriculturas e Territórios (cap. 5. “Os caminhos da Agricultura Familiar”). Oeiras: Celta  Editora

5. SIMMEL, Georg (1973) A metrópole e a vida mental. In Octávio Velho, O Fenómeno Urbano. Rio de Janeiro: Zahar.