Sociologia Rural e Urbana
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2015-2016
01622589
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A unidade curricular é lecionada em aulas teórico-práticas de exposição, discussão e aprofundamento dos temas. As aulas visam enquadrar conceptual e instrumentalmente os conteúdos do programa, assim como promover a discussão coletiva através da disponibilização para leitura de um conjunto de textos oriundos da sociologia. Para alguns pontos da matéria as aulas contarão com a presença de especialistas ou de práticos, quer como preletores, quer como comentadores. É encorajada a apresentação de temas pelos próprios alunos sob a orientação do Professor e com base em bibliografia indicada.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular pretende discutir as transformações e a evolução das relações dos universos rurais e urbanos bem como promover uma discussão que, centrada no processo de evolução histórica das categorias rural e urbano, visa problematizar a pertinência e o alcance atuais dos dois conceitos no domínio da sociologia e, ainda, relacioná-los com as problemáticas do espaço e do ambiente.
Os alunos devem ser capazes de a) referenciar e discutir as problemáticas sociológicas da ruralidade e da urbanidade, b) conhecer as dimensões específicas que configuram realidades urbanas e realidades rurais, c) caracterizar os diferentes movimentos (urbanização, periurbanização, rurbanização, etc) que enquadram a evolução das categorias rural e urbano e d) identificar a persistência de fenómenos de ruralidade no urbano e de urbanidade no rural, assim como a emergência de novos fenómenos (agricultura urbana, segundas residências, etc) que complexificam a relação rural/urbano.
Estágio(s)
NãoPrograma
I — A distinção rural-urbano no pensamento sociológico —, tem como finalidade introduzir a problemática sociológica da distinção entre “rural” e “urbano” e avaliar a atualidade e pertinência dessa distinção, a partir da análise dos fundamentos teóricos que a suportam. Para isso, discutem-se os argumentos fundadores e reatualizam-se os seus pressupostos no quadro das sociedades contemporâneas.
II — O “rural” como objeto de estudo. As correntes, os conteúdos e os métodos da Sociologia Rural — procura introduzir o aluno nas principais correntes de pensamento sociológico sobre o espaço social rural e nas problemáticas específicas e mais relevantes do campo disciplinar.
III — O “urbano” como objeto de estudo. As correntes, os conteúdos e os métodos da Sociologia Urbana — procura introduzir o aluno nas principais correntes de pensamento sociológico sobre o espaço social urbano e nas problemáticas específicas e mais relevantes do campo disciplinar.
Docente(s) responsável(eis)
Pedro Manuel Teixeira Botelho Hespanha
Métodos de Avaliação
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Avaliação Continua
trabalhos escritos originais sobre os temas (até 3) escolhidos no início do semestre (até 75%) mais exame final (pelo menos 25%). Esta opção está condicionada à frequência de pelo menos 75% das aulas: 100.0%
Bibliografia
1. Mingione, Enzo; Pugliese, Enrico (1987) “A difícil delimitação do ´urbano´ e do ´rural´”. Revista Crítica de Ciências Sociais, 22: 83-99.
2. Madureira Pinto, José (1985) “O espaço social rural” in José Madureira Pinto Estruturas sociais e práticas simbólico-ideológicas nos campos (73-91). Porto: Afrontamento.
3. Madureira Pinto, José (1981) “O espaço social rural: especificidades, funções, transformações (quadro sinóptico)”. Revista Crítica de Ciências Sociais,7/8: 327-328
4. BAPTISTA, Fernando (2001) Agriculturas e Territórios (cap. 5. “Os caminhos da Agricultura Familiar”). Oeiras: Celta Editora
5. SIMMEL, Georg (1973) A metrópole e a vida mental. In Octávio Velho, O Fenómeno Urbano. Rio de Janeiro: Zahar.