Seminário de Orientação

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03000972
Área Científica
Arquitectura Paisagista e Ecologia da Paisagem
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
20.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

No 1° semestre é dada a parte teórica e os alunos vão desenvolvendo individualmente os seus tópicos.

No 2° semestre, os procedimentos de avaliação da Proposta de Tese são os seguintes:

Exposição da Proposta de Tese de 20 minutos. Cada elemento do júri dispõe de 5 minutos para colocar questões a que o aluno responde à totalidade das questões. O júri reúne e decide o resultado do candidato.

a) a Proposta de Tese é aprovada,

b) aprovada condicionalmente sujeita a alterações ou

c) recusada 

Quando aprovada condicionalmente sujeita a alterações, o orientador deverá recolher e redigir as condicionantes para reformulação e marcar um prazo máximo de 30 dias para entrega das correcções. O aluno terá de submeter nova proposta à Comissão de Avaliação para emissão de parecer pelo(s) orientador(es) de aprovação ou reprovação.

Cada Coordenador de Tese terá de informar por escrito o Director do Programa da data da entrega das correcções e depois, do resultado da decisão da Comissão de Avaliação

Resultados de Aprendizagem

O Seminário de Orientação tem como objectivo a preparação das propostas de tese de cada aluno e ocupa 2 semestres. É organizado de forma a que, no 1.° semestre, os alunos sejam expostos a teorias e métodos de trabalho para a elaboração de uma tese, tanto da componente humanística, como da componente científica, e debatem individualmente os seus tópicos com professores visitantes e com o seu tutor.

A partir do 2.° semestre, organiza-se a discussão de exposições orais dos doutorandos. Estas ocupam-se, de uma forma preliminar, de tópicos que os participantes se proponham desenvolver nas suas dissertações. No final do ano cada aluno terá não apenas de apresentar a sua dissertação ou parte dela sob forma de conferência, e de responder às perguntas de uma audiência não necessariamente académica, como ainda participar na discussão das conferências dos seus colegas.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta UC visa a preparação do aluno durante o ano curricular como candidato a Doutoramento, com o apoio do Tutor no primeiro semestre e do seu Orientador de Tese do segundo semestre em diante.

Desenvolve-se primeiramente uma pré-tese sujeita a avaliação de professores convidados e de professores do PDAPEU, sujeita a comentários e pedidos de revisão para obtenção de maior unidade, exequibilidade no tempo previsto de doutoramento, unidade temática e identificação de bases de dados disponíveis para a demonstração da tese.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação através da defesa oral da tese, perante um júri constituído nos termos da lei.: 100.0%

Bibliografia

COUTINHO, C. P. 2013. Metodologias de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Pratica, Lisbon, Portugal, Edições Almedina.