Seminário de Orientação e Acompanhamento

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02748034
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

Métodos de Ensino

O docente responsável por cada aluno acompanha o seu trabalho de investigação (via científica) ou o desenvolvimento das suas actividades de estágio (via profissionalizante), fazendo-o, no primeiro caso, em função das necessidades do aluno e das características específicas do trabalho que está a ser efectuado no terreno. No segundo caso ocorre um acompanhamento mais tutorial, quer pelo docente da área de estágio que é responsável directo pelo aluno, quer pelo especialista designado pela instituição que acolhe o estagiário e que é responsável por este no respectivo local.

Resultados de Aprendizagem

Via científica

Esta uc constitui o 1.º contacto do aluno com a realização autónoma de um projecto de inv. com vista a elaboração da sua tese de Mestrado. O acompanhamento individual, direccionado de acordo com cada projecto de investigação proposto pelo mestrando e aprovado pelo respectivo orientador, visa garantir a concepção, o planeamento e o desenvolvimento de uma investigação científica exequível dentro do tempo previsto.

Via profissionalizante

Esta uc constitui o 1.º contacto do aluno com as práticas da gestão da formação ou da administração educacional e pretende promover comp. com relevância para o CE. O acompanhamento tutorial, direccionado de acordo com cada projecto de estágio proposto com fim à elaboração do respectivo relatório, visa garantir: a aquisição de conh. e desenvolv.de comp. nos domínios gestão da formação ou da adm. educacional; a articulação da teoria com a prática; o desenvolvimento pessoal e profissional do estagiário.

Estágio(s)

Não

Programa

Não se aplica.

Docente(s) responsável(eis)

Margarida Maria Batista Mendes Pedroso Lima

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação final do mestrando é feita em provas públicas, perante um júri composto por pelo menos três membros, incluindo o(s) orientador(es), em conformidade com o regulamentado pelo Conselho Científico.: 100.0%

Bibliografia

Não se aplica.

Does not apply.