Histologia e Embriologia Geral e Dentária

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
01410087
Área Científica
Área Biomédica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Ao iniciar esta disciplina, considera-se que os alunos possuam uma sólida prepação no âmbito da Biologia Celular e Molecular, da Anatomia Humana,  da Bioquímica e da Biofísica.

É de toda a vantagem que a leccionação e o estudo das matérias de "Histologia e Embriologia" e da "Fisiologia" sejam o mais possível integradas temporalmente.

     

Métodos de Ensino

Aulas teóricas, onde se procede à contextualização dos conteúdos programáticos que englobam a integração de conhecimentos referentes à histologia e biologia do desenvolvimento. O  ensino prático, em laboratório equipado com um microscópio por aluno, decorre em turmas que não deverão exceder 15 alunos  sendo efectuado com a projecção inicial de um pequeno número de imagens referentes à matéria em estudo, a que se segue a observação de lâminas histológicas correspondentes, em estudo individual, permanentemente acompanhado por um docente.

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver competências para uma compreensão racional do significado da perspectiva macroscópica, microscópica e molecular assente em bases histofisiológicas de tecidos, órgãos linfáticos e aparelho cardiovascular.

Adquirir uma sólida formação para, de uma forma estruturada e racional, proceder à identificação, recorrendo essencialmente a equipamentos microscópicos, das formações que constituem os diferentes tecidos e das formações organizadas constantes do programa.

Desenvolver a capacidade associativa de correlação entre estrutura e função.

Adquirir uma visão alargada do desenvolvimento embrionário, histogénese e organogénese, assente numa interdependência génica, numa visão alargada da  biologia do desenvolvimento.

Desenvolver a capacidade individual e autónoma de formação e análise crítica, estimulando a aprendizagem e actualização permanentes. 

Estágio(s)

Não

Programa

Apresentação. Introdução, Histologia e Biologia do Desenvolvimento. Breve revisão geral da citologia e biologia celular. Desenvolvimento da cabeça e cavidade bucal.

Tecido epitelial. Sangue. Tecido conjuntivo, Tecido adiposo. Tecido cartilagíneo. Tecido ósseo, ossificação. Tecido muscular. Desenvolvimento ósteo-músculo-articular. Tecido nervoso. Desenvolvimento do sistema cardiocirculatório. Sistema cardiocirculatório. Sistema linfático e sistema imunitário. Desenvolvimento do sistema linfático. Òrgãos linfáticos não capsulados. Características morfológicas do tecido linfático e orgãos linfáticos, gânglio linfático. Timo, histologia, histogénese e desenvolvimento. Orgãos hemolinfáticos, baço, histologia, histogénese e desenvolvimento.

 Odontogénese

Esmalte Amelogénese. Complexo Pulpo-Dentinário. Dentinogénese. Periodonto

Desenvolvimento e estrutura do Periodonto de inserção/sustentação

- Cemento, Ligamento periodontal e osso alveolar

Desenvolvimento e estrutura do Periodonto. 

Docente(s) responsável(eis)

Maria de Fátima Pinto Saraiva Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

L.C. Junqueira e J. Carneiro, - Histologia Básica, 12ª ed., Guanabara Koogan, 2013

A.L. Kierszenbaum, Histology and Cell Biology, An introduction to Pathology, 3ª ed., Elsevier, 2012

C. Gonçalves, e V. Bairos, Histologia Texto e Imagens, Histologia, Histogénese e Organogénese, 4ª ed. Impresnsa da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2014.

G.C. Schoenwolf, S.B. Bleyl, P.R. Brauer and P.H. Fancis-West, Larsen`s Human Embryology, Elsevier, 2009.

T.W. Sadler, Langman´s Medical Embryology, 10ª ed., Lippincott Williams & Wilkins, 2006