Anatomia Dentária

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
01410098
Área Científica
Área Biomédica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Anatomia Humana Geral.

Métodos de Ensino

Existirá uma componente teórica, uma componente teórico-prática e prática. As aulas práticas possibilitam a aplicação do conhecimento e são essenciais para este grupo de alunos.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo geral é formar profissionais de saúde capazes de: a) reconhecer e descrever a morfologia macroscópica externa dos distintos elementos dentários do sistema estomatognático; b) relevar a importância da morfologia interna para cada elemento anteriormente referido; c) reconhecer as relações interdentárias numa situação normal versus patológica. De um ponto de vista de capacidades e competências: i) possuir o conhecimento teórico da cronologia, dimensões e morfologia macroscópica dentária externa; ii) possuir o conhecimento teórico das relações interdentárias; iii) possuir o conhecimento prático para reproduzir os elementos dentários. 

Estágio(s)

Não

Programa

1.Dimensões, cronologia e morfologia externa dos: incisivos, superiores e inferiores; caninos, superiores e inferiores; pré molares, superiores e inferiores; molares, superiores e inferiores.2. Características da dentição definitiva versus decídua. 3. Noções básicas da morfologia interna de cada peça dentária. 4. Interpretar as relações interdentárias incluindo o estudo dos movimentos mandibulares. 5. Prática de reprodução dentária em modelos de cera. 

Docente(s) responsável(eis)

Ana Teresa Carvalho Martins Corte-Real Gonçalves

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 25.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 75.0%

Bibliografia

Apoio de material pedagógico realizado pelo docente/ Support material held by the teacher.

Alain Lautrou.(2006). Anatomie Dentaire.France Elsevier Masson.