Microbiologia Médica

Ano
2
Ano lectivo
2016-2017
Código
01410140
Área Científica
Área Biomédica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

- Biologia Celular: principais componentes e estruturas celulares;

- Bioquímica: Biomembranas; principais vias metabólicas (anabolismo e catabolismo); síntese de ácidos nucleícos e de proteínas

- O aluno deve ter conhecimentos básicos de microscopia.

Para além disso o aluno deverá ter aptidões gerais no âmbito da língua inglesa e de informática, utilização dos programas básicos. Deve ainda possuir a capacidade de utilização de tecnologias de informação para pesquisa bibliográfica.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas (32h) darão lugar à exposição dos conceitos teóricos da Microbiologia Médica. As aulas teórico-práticas (32h) consolidam os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e contam a participação ativa de Médicos Dentistas e Docentes de Medicina Dentária, que partilharão com o aluno como a Microbiologia se enquadra na prática diária do Médico Dentista. As aulas práticas (32h) incidem sobre o diagnóstico microbiológico e, no decurso de algumas aulas, os alunos serão convidados a expor oralmente temas relevantes no âmbito da unidade curricular.

Resultados de Aprendizagem

A Microbiologia Médica ocupa-se do estudo de bactérias, vírus, fungos e parasitas com interesse clínico para o Homem, com particular ênfase nos agentes mais relevantes em Medicina Dentária. Pretende-se conduzir o discente pelos conhecimentos básicos da microbiologia que permitirão reconhecer os agentes de infecção humana, as suas características biológicas relevantes para perceber o seu mecanismo de patogenicidade. São também objectivo a relação agente-hospedeiro, a compreensão da patologia associada, das técnicas de diagnóstico, e rudimentos da prevenção e profilaxia das doenças. O aluno deverá ainda reconhecer a importância da flora normal do Homem na Saúde e na Doença, adquirir competências no reconhecimento da importância da assepsia e dos níveis de biossegurança na prática clínica e, integrar os conhecimentos adquiridos em Microbiologia Médica para a futura prática de Medicina Dentária.

Estágio(s)

Não

Programa

Parte A

1. Noções de Assepsia, Desinfecção e Esterilização: conhecimento teórico e capacidade de execução das técnicas relacionadas; 2. Níveis de Biossegurança

Parte B

1. Características biológicas (estrutura, fisiologia e genética) de Bactérias, Vírus, Fungos e Parasitas; identificação das características discriminatórias dos principais grupos agentes etiológicos de doença Humana e elementos da flora normal do Homem; 2. Impacto da microflora humana; A placa dentária e flora da cavidade oral.

Parte C

1. Principais grupos de agentes de doença no Homem: mecanismo de patogenicidade, modos de transmissão, epidemiologia, rudimentos de profilaxia e terapia; 2. Relação agente-hospedeiro; 3. Compreender, conhecer, saber fazer e interpretar as metodologias utilizadas no isolamento e identificação de microrganismos, em particular as empregues no diagnóstico microbiológico, por técnicas clássicas e pelas mais recentes tecnologias.

Docente(s) responsável(eis)

Teresa Maria Fonseca Oliveira Gonçalves

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese | Synthesis work: Esterilização – 5%; Artigo – 10%: 15.0%
Mini Testes | Test:Teste prático – 15%; Teste teórico-prático – 10%: 25.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

- Liébana Urena, J Microbiologia Oral. 2ª Ed McGraw-Hill Interameriacana

- Murray, P.R. Medical Microbiology, 7th EDITION

- Manual prático de Microbiologia (disponibilizado na intranet)