Imunologia

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
01410166
Área Científica
Área Biomédica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.5
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Sem requisitos especiais

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: Pretende-se com as aulas teóricas que o aluno adquira como competências centrais a capacidade de resolver problemas e a auto-aprendizagem. Os temas das aulas teóricas devem articular-se da melhor forma com as aulas práticas. A técnica de exposição selecionada é orientada pelo tema que se pretende transmitir, devendo priveligiar-se uma metodologia ativa/interativa sempre que possível. Aulas práticas: Nestas aulas, recorre-se a metodologias que promovam elas mesmas o envolvimento ativo dos alunos, entre elas, perguntas a que os alunos deverão responder, numa perspetiva de estímulo da aprendizagem. Algumas aulas serão de exposição de trabalhos em pequenos grupos. Um ou mais alunos do grupo, fará depois a exposição das conclusões deste trabalho, de forma a serem treinadas estratégias de apresentação mais ativas e de forma a promover a discussão, sendo uma dessas aulas objeto de avaliação.

Resultados de Aprendizagem

Caracterizar a biologia e a fisiologia do sistema imunitário, nas vertentes de imunidade inata e adquirida. Apreender o grau de complexidade da maturação, diferenciação e efetivação da resposta dos diferentes constituintes do sistema imunitário, bem como regulação da resposta imunitária. Assimilar os tipos de respostas imunitárias que conduzem a doença, quer por défice quer por exagero da resposta ou por resposta aberrante.Conhecer a resposta imunitária na defesa a nível das mucosas, nomeadamente a mucosa oral, bem como os desvios ou desregulação da resposta imunitária que conduzem a patologia a nível dessa barreira, em alinhamento com as patologias que interessam a médicos dentistas.Transmitir as aplicações da imunologia ao diagnóstico laboratorial e investigação científica. O conhecimento das aplicações laboratoriais da imunologia tem como objetivo o estímulo do trabalho laboratorial, o desenvolvimento de projetos e a aplicação destes procedimentos à investigação básica e clínica

Estágio(s)

Não

Programa

Biologia e Fisiologia do Sistema Imunitário  Caracterização das bases estruturais do sistema Imunitário -Imunidade Inata e Adquirida. Mecanismos básicos da resposta Imunitária- Células e tecidos imunologicamente competentes, antigénios, anticorpos e receptores celulares-Imunogenética-genes da resposta imunoinflamatória, complexo major de histocompatibilidade. Mecanismos Efectores da Resposta Imunitária:-Anticorpos e receptores celulares -Reacção Antigénio. -Citotoxicidade Celular. Condicionamento Celular (ex. respostas Th1/Th2/TH17). Mecanismos de Regulação da Resposta Imunitária. Citocinas. Nutrição e Sistema imunoinflamatório-Eixo imunoneuroendócrino-Sistema imunitário da Criança e do Idoso. Fisiopatologia do Sistema Imunitário: Hipersensibilidades. Doenças Auto-imunes.Imunodeficiências 1árias e 2árias (infeção HIV);.Cancro e sistema imune. Doenças infecciosas e vacinas. Imunologia da transplantação de órgãos. Imunologia laboratorial de apoio à clínica e à investigação

Docente(s) responsável(eis)

Helena Manuel Pina Oliveira Sá

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 15.0%
Exame: 85.0%

Bibliografia

  • Kuby Immunology by Owen, Punt, and Stranford. W. H. Freeman, New York, 2013. (Seventh edition).
  • "Fundamentos de Imunologia", coordenado por Fernando A. Arosa, Elsa M. Cardoso e Francisco C. Pacheco, e publicado pela Lidel - Edições Técnicas (2.ª edição, 2012).
  • Mucosal Immunology, 4th Edition, 2015. Jiri Mestechy, Warren Strober, Bart Lambrecht.
  • •          J.Bagg, T.W.MacFarlane, I.R.Poxton and A.J. Smith-Essentials of Microbiology for Dental Students, second edition- Capítulos 8, 9 e 20.
  • Ipad ou Kindle books:

–        Immunology. BIOS instant notes, third edition. Peter Lydyard, Alex Whelan, Michael Fanger.

  • •          Artigos seleccionados de revistas científicas.