Medicina Dentária Preventiva e Comunitária, Nutrição e Dietética

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
01410200
Área Científica
Área Clínica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.5
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

- Conclusão prévia com sucesso das UCs de: Anatomia humana geral; Anatomia da cabeça e pescoço; Anatomia dentária; Histologia e Embriologia Geral e Dentária; Epidemiologia e Saúde Pública; Fisiologia do sistema estomatognático; Microbiologia Médica.

- Domínio básico de tecnologias de informação (essenciais, por exemplo, na pesquisa bibliográfica) e língua inglesa (compreensão da bibliografia recomendada).

- Capacidade de trabalhar e interagir em grupos de trabalho, bem como com grupos populacionais em atividades de contato comunitário visando a promoção da saúde.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas

Iniciam-se com uma clara definição de objectivos a atingir em cada bloco temático. A valorização do conhecimento prévio propicia a interactividade, permitindo a colocação de dúvidas, exercitando a expressividade e a introdução de problemas/tarefas a resolver coletivamente. Recorre-se a apresentações expositivas, demonstrativas e experimentais, bem como de fomento de intervenção comunitária.

Aulas práticas

Decorrem em pré-clínico, clínica ou em contacto comunitário. Aplicados, de forma substanciada, os fundamentos adquiridos nas aulas teóricas.

Resultados de Aprendizagem

A MDP aborda os diferentes métodos visando a promoção da saúde oral e a prevenção das patologias orais, a nível individual e coletivo. Desta forma, é pretendido que o aluno possa:

1.1 Evidenciar os princípios nos quais assenta o estudo e áreas de intervenção/aplicação da MDP.

1.2 Definir e dominar adequadamente a terminologia específica na área da MDP.

1.3 Identificar e analisar as patologias orais mais prevalentes, mecanismos etiológicos e de prevenção.

1.4 Estar capacitado para a aplicação do método científico relativamente a uma questão de base diagnóstica e/ou visando a definição de um programa preventivo, individual ou comunitário, na área da MDP.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Aulas teóricas: Estudo do meio oral: saliva, tecidos dentários, flora oral. Cárie dentária: epidemiologia, etiopatogenia e prevenção; classificação; transmissão vertical. Periodontopatias e cancro oral: etiologia e caraterização clínica. Níveis, meios e agentes de prevenção e promoção em saúde oral. Desorganização da placa bacteriana: procedimentos mecânicos e/ou químicos. Flúor: biodisponibilidade e aporte; metabolismo; toxicidade; incorporação via mecanismos de ação tópicos e sistémicos; indicações e c.i; custo-beneficio. Selante de fissuras: objectivos; tipos, materiais; indicações e c.i; custo-beneficio; aplicação. Medição da saúde/doença em MDP. Levantamentos epidemiológicos em SO. Índices de cárie dentária. Risco. Reveladores, índices e controlo de placa bacteriana. Dieta, nutrição e SO  II. Aulas práticas:Testes salivares.Risco/diagnóstico/indíces de cárie. Flora, higiene oral/ índices de placa. Selante de fissuras. Protetores bucais. Ações comunitárias de promoção de SO.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Luísa Moreira Costa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Assiduidade, participação e postura nas aulas teóricas, práticas e saídas em acções de intervenção comunitária: 10.0%
Exame: 90.0%

Bibliografia

1. Cuenca Sala E, Garcia PB. Odontología Preventiva Y Comunitária. 4ª ed. Barcelona: Masson, 2013.

2. WHO. Oral Health Surveys – Basic Methods. WHO, 1997.

3. Pereira, AC. Odontologia em saúde colectiva – planejando acções e promovendo saúde. Artmed Editora, 2003.

4. Garcia R R. Odontología Preventiva y Comunitaria. Tomos I y II Madrid. Ed. Avances. 2002. 

5. Fejerskov O, Kidd E. Dental Caries: The Disease and Its Clinical Management. Oxford : Blackwell Munksgaard. 2008.

6. Pine C. Community Oral Health. Ed. Wright. Oxford. 1998.

7. Referências bibliográficas complementares cedidas a propósito de cada tema leccionado.