Cirurgia, Anestesiologia e Reanimação

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
01410211
Área Científica
Área Clínica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, Histologia, Imunologia e Biologia.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e teórico-práticas sejam estimulantes e interactivas. Serão utilizadas estratégias que tornam a tua participação fundamental. Essa participação será feita pela apresentação de dúvidas ou de questões. Destacaremos o que nos parece fundamental. De notar contudo, pelo facto de não ser exposta na aula, todos os objectivos apresentados serão objecto de avaliação.

O que esperamos dos alunos:

Esperamos que participes activamente sempre que solicitado. Contudo, se não for solicitado a tua apresentação individual, não deves perturbar a aula.

Para obteres melhores resultados seria interessante que estudes os temas previstos para cada aula de forma a compreenderes melhor os temas abordados e esclareceres qualquer dúvida que te tenha surgido. Em determinados temas serás convidado a leccionar parte do tema da aula.

Resultados de Aprendizagem

Os objectivos pedagógicos da Cadeira de Cirurgia, Anestesiologia e Reanimação assentam na convicção de que é importante dar aos alunos do Curso de Medicina Dentária conhecimentos com base científica de Cirurgia, Anestesiologia e Reanimação.

A informação transmitida destina-se a oferecer ao estudante os instrumentos que lhe permitam compreender a linguagem e terminologia cirúrgicas e anestésicas, reconhecer o interesse de uma correcta história clínica, conhecer os princípios básicos da técnica cirúrgica, adquirir conhecimentos de anestesia geral e local, princípios básicos de socorrismo ou de suporte básico e avançado de vida. Esta abordagem mais esclarecida e multidisciplinar do doente permitirá que o aluno desenvolva um sentido crítico necessário ao conhecimento do doente como um todo.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Compreender a linguagem e terminologia cirúrgica e anestésica.

2. Reconhecer a necessidade duma correcta história clínica.

3. Adquirir conhecimentos de Anestesia Geral, local e de ambulatório. Avaliação pré-anestésica. Cuidados no pós-operatório imediato.

4. Adquirir conhecimentos de reanimação. Prevenção e abordagem das emergências médicas.

5. Conhecer a semiologia e patologia oro-maxilo-facial.

6. Saber a semiologia e patologia mais frequente da cabeça, pescoço e esófago.

7. Demonstrar competências essenciais ao trabalho em equipa e conhecimento das noções éticas e deontológicas subjacentes ao relacionamento com os colegas, com outros profissionais e doentes.

Docente(s) responsável(eis)

Rui Miguel Rua Filipe Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

- Current Surgical Diagnosis and Treatment, de Way LW, Doherly GM. Lange Medical Books/McGraw-Hill, 2014

- Comtemporary Oral and Maxillofacial Surgery, de Peterson LJ, Elis E, Hupp JR, Turcker MR. Mobis, 2014.