Comunicação e Técnicas Relacionais em Saúde

Ano
3
Ano lectivo
2022-2023
Código
01410278
Área Científica
Área Multidisciplinar
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos e competências sobre as funções e processos psicológicos adquiridos na Unidade Curricular Introdução à Psicologia.

Métodos de Ensino

Expositivo, Demonstrativo, Role-playing.

Resultados de Aprendizagem

- Utilizar uma abordagem biopsicossocial na avaliação dos doentes, que tenha em consideração, de forma abrangente, o seu enquadramento social, as suas crenças e comportamentos.

- Apreender que as contribuições dos factores biológicos, psicológicos e sociais devem ser analisadas não apenas na compreensão da doença mas também na forma activa como o doente deve lidar com ela e promover a responsabilidade para cooperar no processo terapêutico.

- Aprender as competências de comunicação clínica verbais e não verbais indispensáveis à comunicação no modelo de prática da medicina centrada no doente.

- Compreender que uma das principais causas do actual mal-estar na relação médico-doente resulta da dissonância entre as expectativas do doente e do médico, no que respeita a essa mesma relação.

- Realizar uma entrevista e a formulação de uma história clínica, segundo uma perspectiva biopsicossocial.

Estágio(s)

Não

Programa

Comunicação médico dentista–doente

Comunicação e entrevista médico–doente (Competências verbais)

Comunicação entrevista médico–doente (Competências não-verbais)

Empatia

Comportamento de doença

Comportamento de Procura e Ajuda

Ciclo da vida e Comunicação

Entrevista motivacional e mudança comportamental

Comunicação em contextos difíceis – o exemplo da oncologia

Comunicação e adesão ao tratamento

Comunicação e doença crónica

Comunicação e ansiedade dentária (I)

Comunicação e ansiedade dentária (II)

Comunicação e terapias cognitivo-comportamentais. 

Docente(s) responsável(eis)

Ana Telma Fernandes Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 5.0%
Trabalho de investigação: 20.0%
Exame: 75.0%

Bibliografia

- O Licenciado Médico em Portugal-Core Graduates Learning Outcomes Project (2005): Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. http://www.dem.fmed.uc.pt/Licenciado_Medico_em_Portugal_2005.pdf
- David Locker (1989): An introduction to behavioural science and dentistry. Tavistock/Routledge, London
- Myerscough P. (1992): Talking with patients. A basic clinical skill. Oxford University Press, New York.
- Roslyn Corney (1996): O desenvolvimento das perícias de comunicação e aconselhamento na medicina. Climpesi Editores, Lisboa.
- David I. Mostofsky, Albert Forgione, Donald Giddon (2006). Behavioral Dentistry, Blackwell Publishing.
- Suzanne M. Kurtz, Jonathan Silverman, Juliet Draper (2005).
- Teaching and Learning Communication Skills In Medicine. Oxford: Radcliffe Publishing.
- Jonathan Silverman, Suzanne M. Kurtz, Juliet Draper Skills for Communicating With Patients. Oxford: Radcliffe Publishing.