Ergonomia e Fisiologia do Trabalho

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
04450490
Área Científica
Ergonomia e Fisiologia do Trabalho
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Anatomia e Fisiologia.

Métodos de Ensino

Ensino magistral e com resolução de casos ou problemas.

Resultados de Aprendizagem

  1. Compreender a influência do trabalho nas funções fisiológicas.
  2. Adaptar o trabalho ao trabalhador, rentabilizando o trabalho e diminuindo o número de erros e acidentes.
  3. Melhorar o sistema de trabalho, através da otimização do posto de trabalho.

Estágio(s)

Não

Programa

1.    Ergonomia como adaptação do trabalho e dos produtos ao homem.
Conceito de Ergonomia e aplicações; Ergonomia de planeamento (ou conceção), corretora, dos meios de produção ou dos produtos (ou de conforto); outras. Equipa ergonómica. Investigação em Ergonomia.
2.    Fisiologia do Trabalho.
Sistemas energéticos. Trabalho e energia; rendimento mecânico e produção de calor. Energia, força, potência e trabalho; unidades. Determinantes da capacidade de trabalho. Sistemas energéticos: anaeróbio alático, anaeróbio lático e aeróbio. Potência e duração do trabalho na utilização destas vias energéticas. Contínuo energético. Alimentação e vias energéticas. Gestos e tarefas que utilizam estas vias energéticas; custo energético de atividades físicas no homem; classificação do trabalho. Treino ou preparação das vias energéticas; papel da hereditariedade. Fadiga constitucional. Recuperação pós-esforço – ativa ou passiva; reposição do glicogéneo, dos fosfagéneos e do O2 da mioglobina. Dor pelo esforço. Testes para avaliação do esforço e sistemas energéticos. Introdução de pausas no trabalho.
Contração muscular. Estática ou dinâmica; isométrica, isotónica (concêntrica ou excêntrica) e isocinética; consequências para o desenvolvimento de trabalho. Posturas. Tipos de fibras musculares (I, IIa e IIb) – características; células satélite. Esforço e tipos de fibras musculares; hereditariedade e fibras musculares. Capacidade de trabalho.
A mulher, o jovem e o idoso relativamente à capacidade de força e trabalho.
Junção neuromuscular.
Motricidade. Motricidade voluntária (lesão do 1º e/ou do 2º neurónio), posturas; equilíbrio; coordenação estática e cinética.
Sensibilidades exterocetivas/interoceptivas e propriocetivas.
Locomoção. Dor referida. Sistema analgésico endógeno e trabalho.
Ideação do movimento. Aprendizagem e aperfeiçoamento do movimento.
Funções nervosas superiores.
Aparelho respiratório e esforço físico. Ventilação, perfusão e difusão alvéolo-capilar. Volumes e capacidades pulmonares. Asma pelo esforço. Determinação do VO2máx ou potência aeróbia máxima; limiar anaeróbio. Quociente respiratório.
Aparelho cardiocirculatório e esforço físico – reação e adaptação. Fatores de risco de doença cardiovascular e trabalho. Frequência cardíaca como índice de intensidade do esforço.
3.    Classificação do trabalho. Aptidão para o trabalho.
4.    Órgão da visão e trabalho. Iluminação.
        Trabalho com écrans / computadores.
5.    Ruído e trabalho. Significado. Mensuração. Regulamentação. Proteção.
6.    Antropometria, posturas e movimento.
7.    Introdução ao estudo da postura. Interesse do conhecimento das dimensões antropométricas médias e para 95% da população interessada (distribuição de Gauss, média, desvio-padrão e percentagem da população atingida). Posturas cómodas de pé, sentada, deitada; posturas inadequadas – consequências. Posturas de relaxamento no trabalho.    
8.    Aplicação de forças – regras gerais e específicas; movimentação de cargas; legislação portuguesa; como levantar e empurrar pesos; risco de problemas músculo-esqueléticos – sua prevenção.
9.    Dimensionamento do local de trabalho.
10.    Mobiliário ergonómico – cadeiras e mesas. Regras na conceção de cadeiras e mesas; trabalho de precisão ou de força. Relação do mobiliário com a antropometria.
11.    Ferramentas. Referência a algumas regras na conceção e uso de ferramentas. Ergonomia dos materiais.
12.    Sinalização e comandos. Da estimulação à percepção. Meios de sinalização. Disposição dos sinais e comandos; circuito de comando, sistemas e órgãos de comando. Envelhecimento e sinais e comandos.
13.    Ergonomia e proteção de máquinas. Vibrações e trabalho.
14.    Organização do ambiente de trabalho. Disposição das ferramentas e outros utensílios de trabalho; verificação e controlo do ambiente de trabalho.
15.    Metodologia ergonómica.
16.    Ambiente térmico. Mensuração; índice WBGT. Produção e perda de calor; humidade e trabalho; ventilação; refrigeração; aquecimento. Desidratação. Proteção contra a agressão térmica quente e fria.
17.    Ritmos biológicos (circadianos e outros) e desempenho profissional. Trabalho por turnos – consequências patológicas, adaptação.
18.    Stress. Motivação; monotonia – causas e luta contra a monotonia. Relações de trabalho. Condições extra-profissionais. Aprendizagem; treino.
19.    Fadiga. Central (monotonia, conflitos e problemas psicossociais, meio ambiente, stress) e/ou periférica (por diminuição da irrigação sanguínea, depleção de glicogéneo, acumulação de ácido lático, meio ambiente, estado de saúde). Meios para evitar ou atrasar a fadiga.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 100.0%

Bibliografia

Textos da disciplina/Texts of the course. Slides da disciplina/slides of the course.

  • Ergonomie (Abregés), H. Monod & B. Kapitaniak, Masson, Paris
  • Manual de Higiene e Segurança do Trabalho, of Alberto Sérgio S. R. Miguel, Porto Editora
  • Manual de Ergonomia, fundación MAPFRE
  • Manual de Ergonomia, of Etienne Grandjean, 4th edition,  Bookman, Porto Alegre, Brasil
  • Fisiología del trabajo físico, of Astrand – Rodahl
  • Fox’s Physiological Basis for Exercise and Sport, of M J Fosse  and S. J. Keteyian, WCB McGraw-Hill