Epidemiologia da Actividade Física e Políticas de Saúde

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03920027
Área Científica
Actividade Física e Saúde
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Sessões expositivas, de aplicação prática dos instrumentos de avaliação da actividade física estudados e de pesquisa bibliográfica individual.

Resultados de Aprendizagem

Módulo de Políticas de Saúde: Definição de sistemas de saúde, objetivos principais, avaliação do desempenho e modelos de financiamento. Medição em Saúde.

Módulo de Exercício e Saúde: Conhecer os desenvolvimentos recentes em epidemiologia e saúde pública. Condição física e seus componentes (cardio-respiratória, morfológica, músculo-esquelética, perceptivo-cinética e metabólica). Atividade física, exercício, desporto e saúde. Interligações dos conceitos de condição física, atividade física e saúde. Epidemiologia da atividade física e dos idosos.

Módulo de Metrologia da Atividade Física: Conhecer os conceitos relacionados com o desporto, exercício, atividade física e dispêndio energético diário, apresentando resultados de estudos populacionais que abordam o risco de inaptidão física e sedentarismo. Conhecer os instrumentos para medição da atividade física e de investigação para estudos epidemiológicos e ainda definições operacionais de condições de risco.

 

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução à economia da saúde. Conceito de sistemas de saúde. Evolução do Sistema Português de Saúde. Medição em saúde. Conceitos de saúde, estado de saúde e qualidade de vida. Modelos conceptuais de medição. Qualidade de vida relacionada com a saúde. Aplicações dos questionários de saúde. Critérios de qualidade dos instrumentos de medição em saúde.

Instrumentos de avaliação da atividade física: análise crítica das várias opções. Utilização do questionário de Baecke. Utilização do diário de três dias. Utilização de acelerómetros. Critérios de inclusão e valores de corte para classificação de "fisicamente ativo". Concordância entre medidas de actigrafia e actimetria.

Epidemiologia e saúde pública. Interligações dos conceitos de condição física, atividade física e saúde. Epidemiologia da atividade física e dos idosos. Imunosenescência e exercício. Risco cardiovascular global. Síndrome metabólico. Efeito anti-inflamatório do exercício: papel no controlo da diabetes e da obesidade.

 

Docente(s) responsável(eis)

Ana Maria Miranda Botelho Teixeira

Métodos de Avaliação

Contínua
Trabalhos temáticos específicos de cada módulo: 100.0%

Bibliografia

  • American College of Sports Medicine (2009). ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription, 8th Ed., Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins
  • Ainsworth, BE et al (2000). Compendium of physical activities: an update of activity codes and MET intensities. Med. Sci. Sports Exerc. Vol. 32, No. 9, Suppl., pp. S498-S516
  • Bonita R, et al (2006). Basic Epidemiology (2nd Ed.). Geneva: World Health Organization
  • Martins R (2006). Exercício Físico e Saúde Pública, Lisboa: Livros Horizonte
  • Montoye HJ, et al (1996). Measuring physical activity and energy expenditure. Champaign, Illinois. Human Kinetics
  • Malina RM, et al (2004). Growth, maturation and physical activity. Champaign, Illinois. Human Kinetics. Physical Activity and Health, the evidence explained
  • Essays in Biochemistry: The Biochemical basis of the Health Effects of Exercise. Ed. A.J.M. Wagenmakers, Portland Press, v 42, 2006
  • Welk GJ (2002). Physical activity assessments for health-related research. Champaign, Illinois. Human Kinetics