Psicossociologia da Deficiência
1
2021-2022
03920062
Necessidades Educativas Especiais - Atividade Física Adaptada
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Método de ensino presencial com aulas expositivas, uma componente prática associada à resolução de situações problema e à utilização de software específico de análise de dados e ainda aprendizagem complementar baseada leitura de artigos. Durante as aulas teórico-práticas, será estimulada a participação dos estudantes em tarefas de pesquisa em pares, em grupos de discussão, na apresentação oral de ideias fomentando a interacção entre os diferentes intervenientes no processo ensino-aprendizagem. Os estudantes são estimulados a ler os artigos e os capítulos de livros sumariados num mínimo de 12 artigos em inglês (12x4 horas) e 5 artigos em Português (5x2 horas). Assume-se que um artigo em inglês exige 4 horas de leitura e um artigo em português 2 horas.
Resultados de Aprendizagem
[1] Compreender a deficiência no contexto da sociedade contemporânea e a importância do corpo como elemento central das relações sociais e da construção da identidade individual;
[2] Conhecer os mecanismos psicológicos associados ao desenvolvimento da personalidade em pessoas com deficiência;
[3] Conhecer e analisar criticamente as políticas e organizações do sistema educativo e desportivo e nas organizações que desenvolvem actividades de cariz da actividade física recreativa, desportiva, turístico e da reabilitação motora, psicológica e social;
[4] Conhecer o problema da inactividade física na sociedade contemporânea, os principais factores de risco ao nível da saúde e do bem-estar e as principais políticas de combate ao sedentarismo;
[5] Conhecer os fundamentos que suportam as políticas de integração dos cidadãos com necessidades educativas especiais, numa perspectiva de integração plena em diferentes contextos educacionais, profissionais e socioculturais.
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo 1 – Deficiência e Sociedade - [1]O corpo, sua importância em termos sociológicos [2]A visão construcionista do corpo na sociedade actual [3]O corpo e a construção da identidade individual [4]Adquirindo a deficiência ao longo da vida: A problemática do estigma e da identidade social
Módulo 2 – Psicologia do Exercício e da Saúde em Grupos especiais - [1]Doença mental e bem-estar psicológico na população em geral [2]Principais mecanismos associados a alterações ao nível da saúde mental [3]Evidência da importância do exercício físico na promoção da saúde mental [4] Deficiência e saúde mental [5] Desporto adaptado, exercício e saúde mental
Módulo 3 – Desporto, Actividade Física e Educação Inclusiva - [1] O valor do desporto e do exercício para a saúde e bem-estar das populações com NEE, relação com o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis [2] Benefícios da prática de desporto e exercício regular em grupos especiais; [3] Desporto adaptado segregado versus desporto adaptado integrado: Conceito de desporto incluso e de inclusão inversa
Docente(s) responsável(eis)
José Pedro Leitão Ferreira
Métodos de Avaliação
Contínua
Trabalho de investigação: 100.0%
Bibliografia
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