Psicossociologia da Deficiência

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03920062
Área Científica
Necessidades Educativas Especiais - Actividade Física Adaptada
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Método de ensino presencial com aulas expositivas, uma componente  prática associada à resolução de situações problema e à utilização de software específico de análise de dados e ainda aprendizagem complementar baseada leitura de artigos. Durante as aulas teórico-práticas, será estimulada a participação dos estudantes em tarefas de pesquisa em pares, em grupos de discussão, na apresentação oral de ideias fomentando a interacção entre os diferentes intervenientes no processo ensino-aprendizagem. Os estudantes são estimulados a ler os artigos e os capítulos de livros sumariados num mínimo de 12 artigos em inglês (12x4 horas) e 5 artigos em Português (5x2 horas). Assume-se que um artigo em inglês exige 4 horas de leitura e um artigo em português 2 horas.

Resultados de Aprendizagem

[1] Compreender a deficiência no contexto da sociedade contemporânea e a importância do corpo como elemento central das relações sociais e da construção da identidade individual;

[2] Conhecer os mecanismos psicológicos associados ao desenvolvimento da personalidade em pessoas com deficiência;

[3] Conhecer e analisar criticamente as políticas e organizações do sistema educativo e desportivo e nas organizações que desenvolvem actividades de cariz da actividade física recreativa, desportiva, turístico e da reabilitação motora, psicológica e social;

[4] Conhecer o problema da inactividade física na sociedade contemporânea, os principais factores de risco ao nível da saúde e do bem-estar e as principais políticas de combate ao sedentarismo;

[5] Conhecer os fundamentos que suportam as políticas de integração dos cidadãos com necessidades educativas especiais, numa perspectiva de integração plena em diferentes contextos educacionais, profissionais e socioculturais.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo 1 – Deficiência e Sociedade - [1]O corpo, sua importância em termos sociológicos [2]A visão construcionista do corpo na sociedade actual [3]O corpo e a construção da identidade individual [4]Adquirindo a deficiência ao longo da vida: A problemática do estigma e da identidade social

Módulo 2 – Psicologia do Exercício e da Saúde em Grupos especiais  - [1]Doença mental e bem-estar psicológico na população em geral [2]Principais mecanismos associados a alterações ao nível da saúde mental [3]Evidência da importância do exercício físico na promoção da saúde mental [4] Deficiência e saúde mental [5] Desporto adaptado, exercício e saúde mental

Módulo 3 – Desporto, Actividade Física e Educação Inclusiva - [1] O valor do desporto e do exercício para a saúde e bem-estar das populações com NEE, relação com o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis [2] Benefícios da prática de desporto e exercício regular em grupos especiais; [3] Desporto adaptado segregado versus desporto adaptado integrado: Conceito de desporto incluso e de inclusão inversa

Docente(s) responsável(eis)

José Pedro Leitão Ferreira

Métodos de Avaliação

Contínua
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

[1] Priestley, M. (2003). Disability: A life course approach. Cambridge: Polity Press.

[2]Barnes, C., Oliver, M., & Barton, L. (2002). Disability studies today. Cambridge: Polity Press.

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[4] Oliver, M. (1996). Understanding disability: From theory to practice. London: Macmillan Press Ltd.

[5] Barton, L. (1996). Disability & Society: Emerging issues and insights. London: Longman sociology series

[6] Goffman, E. (1963). Stigma: Notes on the Management of Spoiled Identity. London: Penguin Books;

[7] Fox, K.R. (1997). The Physical self: From motivation to well-being. Human Kinetics;

[8] Buckworth, J, & Dishman, R.K. (2002). Exercise Psychology. Human Kinetics;

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[11] Ferreira, J.P. (2006). Physical Self and Global Self-Esteem in Wheelchair Sport athletes. A mixed method approach. FCDEF: Coimbra;

[12] Lewis, V. (2003). Development and Disability (Second Edition). Blackwell Publishing.

[13] Ferreira, J.P., & Campos, M.J. (2007). Principais benefícios do exercício e da prática desportiva regular em grupos com necessidades especiais. Revista Horizonte. Nov-Dez, Vol. XXI, nº 126 (dossier);

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[20] Miller, P. (1995). Fitness Programming and Physical Disability. Human Kinetics.

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