Estudo Independente em Temáticas da Deficiência

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03920073
Área Científica
Necessidades Educativas Especiais - Actividade Física Adaptada
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Método de ensino presencial com aulas expositivas no sistema de conferências.Durante as sessões será estimulada a particip dos estudantes na discussão e no debate de ideias fomentando a interacção entre os diferentes intervenientes no processo ensino-aprendizagem.Os estudantes são igualmente estimulados através da realização de uma aprendizag activa baseada na leitura dos recursos bibliográficos sumariados, artigos e capítulos de livros, num mínimo de 15 artig em inglês (15x4h) e 5 artig em Português (5x2h).Assume-se que um artigo em inglês exige 4 h de leitura e um artigo em português 2 h.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular aborda um vasto conjunto de temáticas associadas à deficiência e relacionadas com a prática desportiva e de exercício físico regular, proporcionando ao estudante o contacto com diferentes linhas de investigação levadas a cabo na Faculdade de modo a desenvolver a sua curiosidade de pesquisa, a apurar a sua capacidade reflexiva e de argumentação e a desenvolver as seguintes competências:

[1] Pensamento crítico

[2] Formulação de questões de pesquisa

[3] Transformação de uma questão de pesquisa num projecto de pesquisa

[4] Pesquisa e consulta metódica de fontes bibliográficas, utilizando ferramentas electrónicas adequadas

[5] Analise e definição de metodologias

[6] Fazer opções em termos de análise e tratamento de dados

[7] Apresentar e discutir resultado.

Estágio(s)

Não

Programa

No âmbito da unidade curricular serão abordadas as seguintes temáticas de estudo:

[1] Desporto Adaptado como veículo de Socialização e Inclusão da pessoa com deficiência

[2] Atitudes face à deficiência em contextos de pratica de Actividade Física Adaptada

[3] Exercício e Saúde Mental: Determinantes psicológicos e principais benefícios associados à prática e  evidência para a utilização do exercício como ferramenta preventiva e terapêutica

[4] Preparação para o Desporto Paralympico: Que recursos em termos de avaliação e de monitorização?

[5] Evidência da importância da prática desportiva em grupos com deficiência

[6] Principais determinantes psicológicos em atletas de elite com deficiência: Implicações ao nível da performance    

[7] Ansiedade e motivação em atletas praticantes de basquetebol com e sem deficiência física.

Docente(s) responsável(eis)

José Pedro Leitão Ferreira

Métodos de Avaliação

Contínua
Trabalho de revisão sistemática: 100.0%

Bibliografia

  • Delanty, G. (2000). Social Science: Beyond Constructivism and Realism. Buckingham: Open University Press.
  • Smith, M.J. (1998). Social Science in question. London: Sage Publications.
  • Thomas, J., Nelson, J., & Silverman, S. (2005). Research Methods in Physical Activity. Champaign, Illinois. Human Kinetics.
  • Bryman, A. (2012). Social Research Methods (4th Edition). Oxford: Oxford University Press.
  • Howell, D.C. (2010). Statistical Methods for Psychology (7th Edition). Belmont: Wadsworth.
  • Denzin, N.K.; & Lincoln, Y.S. (2011). Handbook of Qualitative Research
  • Wengraf, T. (2001). Qualitative Research Interviewing. London: Sage Publications. London: Sage Publications
  • Creswell, J.W. (2012). Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing Among Five Approaches. London: Sage Publications.
  • Kvale, S. (1996). InterViews: An introduction to Qualitative Research Interviewing. London: Sage Publications.
  • Lewis, V. (2003). Development and Disability (2nd Edition). Oxford: Blackwell Publishing.
  • Barnes, C., Oliver, M., & Barton, L. (2002). Disability Studies Today. Cambridge: Blackwell Publishing.