Estudo Independente em Temáticas da Deficiência
1
2014-2015
03920073
Necessidades Educativas Especiais - Actividade Física Adaptada
Português
Presencial
Semestral
5.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Método de ensino presencial com aulas expositivas no sistema de conferências.Durante as sessões será estimulada a particip dos estudantes na discussão e no debate de ideias fomentando a interacção entre os diferentes intervenientes no processo ensino-aprendizagem.Os estudantes são igualmente estimulados através da realização de uma aprendizag activa baseada na leitura dos recursos bibliográficos sumariados, artigos e capítulos de livros, num mínimo de 15 artig em inglês (15x4h) e 5 artig em Português (5x2h).Assume-se que um artigo em inglês exige 4 h de leitura e um artigo em português 2 h.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular aborda um vasto conjunto de temáticas associadas à deficiência e relacionadas com a prática desportiva e de exercício físico regular, proporcionando ao estudante o contacto com diferentes linhas de investigação levadas a cabo na Faculdade de modo a desenvolver a sua curiosidade de pesquisa, a apurar a sua capacidade reflexiva e de argumentação e a desenvolver as seguintes competências:
[1] Pensamento crítico
[2] Formulação de questões de pesquisa
[3] Transformação de uma questão de pesquisa num projecto de pesquisa
[4] Pesquisa e consulta metódica de fontes bibliográficas, utilizando ferramentas electrónicas adequadas
[5] Analise e definição de metodologias
[6] Fazer opções em termos de análise e tratamento de dados
[7] Apresentar e discutir resultado.
Estágio(s)
NãoPrograma
No âmbito da unidade curricular serão abordadas as seguintes temáticas de estudo:
[1] Desporto Adaptado como veículo de Socialização e Inclusão da pessoa com deficiência
[2] Atitudes face à deficiência em contextos de pratica de Actividade Física Adaptada
[3] Exercício e Saúde Mental: Determinantes psicológicos e principais benefícios associados à prática e evidência para a utilização do exercício como ferramenta preventiva e terapêutica
[4] Preparação para o Desporto Paralympico: Que recursos em termos de avaliação e de monitorização?
[5] Evidência da importância da prática desportiva em grupos com deficiência
[6] Principais determinantes psicológicos em atletas de elite com deficiência: Implicações ao nível da performance
[7] Ansiedade e motivação em atletas praticantes de basquetebol com e sem deficiência física.
Docente(s) responsável(eis)
José Pedro Leitão Ferreira
Métodos de Avaliação
Contínua
Trabalho de revisão sistemática: 100.0%
Bibliografia
- Delanty, G. (2000). Social Science: Beyond Constructivism and Realism. Buckingham: Open University Press.
- Smith, M.J. (1998). Social Science in question. London: Sage Publications.
- Thomas, J., Nelson, J., & Silverman, S. (2005). Research Methods in Physical Activity. Champaign, Illinois. Human Kinetics.
- Bryman, A. (2012). Social Research Methods (4th Edition). Oxford: Oxford University Press.
- Howell, D.C. (2010). Statistical Methods for Psychology (7th Edition). Belmont: Wadsworth.
- Denzin, N.K.; & Lincoln, Y.S. (2011). Handbook of Qualitative Research
- Wengraf, T. (2001). Qualitative Research Interviewing. London: Sage Publications. London: Sage Publications
- Creswell, J.W. (2012). Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing Among Five Approaches. London: Sage Publications.
- Kvale, S. (1996). InterViews: An introduction to Qualitative Research Interviewing. London: Sage Publications.
- Lewis, V. (2003). Development and Disability (2nd Edition). Oxford: Blackwell Publishing.
- Barnes, C., Oliver, M., & Barton, L. (2002). Disability Studies Today. Cambridge: Blackwell Publishing.