Metodologia do Treino Desportivo
1
2019-2020
03920090
Treino Desportivo
Português
Presencial
Semestral
7.5
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Auxologia, Desporto Infanto-Juvenil, Fisiologia, Planeamento e Periodização do Treino, Métodos de Condicionamento Físico.
Métodos de Ensino
O esforço de aprendizagem compreende 15 horas de exposição, essencialmente para apresentação dos artigos mais recentes (aceites ou em submissão) combinadas com 15 horas de frequência de seminários (tendo em consideração a elevada frequência de investigadores visitantes e eventos como seminários ou as 12 edições do FORUM já realizadas. Em paralelo, será prescrita uma selecção de artigos e providenciada orientação tutorial.
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular, o doutorando ficará apto a integrar como investigador as linhas de pesquisa em desenvolvimento no domínio do treino desportivo, a saber:
[1] Antropometria de corpo todo e apendicular em grupos de atletas;
[2] Crescimento, maturação e talento desportivo
[3] Modelação longitudinal das capacidades físicas
[4] Especialização e selecção desportiva em jovens atletas
[5] Teoria da dimensionalidade e esforços maximais de curta e longa duração
[6] Habilidades tácticas individuais e notational analysis.
Estágio(s)
NãoPrograma
[1] Estatística da participação desportiva, etapas e idades de rendimentos máximos; [2] Trainabilidade, cargabilidade e prontidão [3] Crescimento, maturação e força: potência muscular dos membros inferiores, potência muscular dos membros superiores, força estática e parâmetros de avaliação em dinamómetro isocinético; [4] Crescimento, maturação e aptidão aeróbia: avaliação ecocardiográfica, variação da frequência cardíaca, testes de terreno contínuos e intermitentes, avaliação laboratorial em diferentes ergómetros; [5] Crescimento, maturação e aptidão em protocolos de curta duração: repeated sprint abilitym Wingate, 140-m shuttle run; [6] Variação da testosterona, morfologia da mão e rendimento desportivo; [7] Detecção e identificação de talentos desportivos: baterias, testes, estudos multi-dimensionais; [8] Relative age effect: conceitos, metodologias de estudos, variação de acordo com a idade e com a modaliade, considerando a expressão das capacidades funcionais, o playing time e o sucesso na carreira desportiva; [9] Time loss injury: conceitos, metodologias de moitorização e evidências; [10] Tactical skills inventory: instrumento inicial, tradução portuguesa.
Docente(s) responsável(eis)
António José Barata Figueiredo
Métodos de Avaliação
Contínua
Artigo temático de 10 páginas: 100.0%
Bibliografia
Armstrong N, Van Mechelen W (2008). Paediatric Exercise Science and Medicine.
Oxford. Oxford University Press.
Australian Sports Comission (2000). Physiological tests for elite athletes. Champaign, Illinois: Human Kinetics
Coelho e Silva MJ, Figueiredo AJ, Elferink- Gemser MT, Malina RM (2009). Youth Sports – volume 1: participation, trainability and readiness. Coimbra University Press
Coelho e Silva MJ, Figueiredo AJ, Elferink- Gemser MT, Malina RM (2010). Youth Sports – volume 2: growth, maturation and physical activity. Coimbra University Press
Gonçalves CE, Cumming SP, Coelho e Silva MJ, Malina RM (2008). Sport and Education. Coimbra University Press
Hoffman J (2002). Physiological aspects of Sport Training and Performance. Champaign, Illinois: Human Kinetics
Malina RM, Bouchard C & Bar-Or O (2004). Growth, maturation and physical activity. 2nd edition. Champaign, Illinois: Human Kinetics.